Editorial : Equilíbrio emocional em meio à crise

O cenário mundial trazido pelo coronavírus só nos traz uma certeza: o mundo será outro quanto tudo isso passar. São diversas as habilidades que precisamos desenvolver para lidarmos com as incertezas e nos reinventarmos. Essas habilidades vão além das necessárias para o trabalho remoto e uso de tecnologia, é preciso começar pelo Equilíbrio Emocional e assim garantir que estaremos prontos para tudo o que vier.

O equilíbrio emocional promove a saúde física e é um pré-requisito para o bem-estar e o crescimento profissional e pessoal. Em outras palavras: manter um estado mental ou emocional equilibrado depende da forma como conduzimos nossos pensamentos e atitudes. Todos nós experimentamos pensamentos e emoções negativas de tempos em tempos, mas manter uma postura neutra e equilibrada é o que nos faz permanecer no controle das situações.

Compreender o que é equilíbrio emocional e aplicar técnicas para alcançar este equilíbrio é uma estratégia importante. Em resumo, o cuidado com a saúde e emoção devem estar no centro do processo para que pessoas e empresas saiam fortalecidos desta crise.

Algumas técnicas simples podem ser utilizadas no dia a dia, para auxiliar na busca do equilíbrio emocional, sem a necessidade de deslocamento, como: alongamento, yoga, meditação e mesmo a leitura de um bom livro.

O uso dessas técnicas proporciona clareza de pensamento, ajudando a entender as emoções das pessoas que estão ao nosso redor; trazem serenidade para evitar o medo e pânico que são paralisadores; aumentam a criatividade que possibilita a inovação em termos de recálculos de rota profissionais e pessoais; e melhorias da percepção, permitindo que as pessoas visualizem alternativas e opções para a solução de problemas.

O equilíbrio emocional vai nos ajudar a termos serenidade para nos prepararmos para o futuro que já chegou. Agir com consciência e empatia é sempre a melhor alternativa