Nossa Terra Nossa Gente : ÉRIKA ARAÚJO: DOS OLHOS ESTRELADOS DE MUITOS SONHOS, OS LIVROS, AS VIAGENS E A ACADEMIA PINDAMONHANGABENSE DE LETRAS

Com os olhos estrelados de muitos sonhos, eu a vejo. Menina espoleta que desde pequena sonhava ser escritora. Seus primeiros livrinhos foram confeccionados com papelão, barbante e sulfite. Os livros “de verdade” eram seu grande sonho! Sonho que não ficou apenas no plano das ideias ou deixado para “um dia, quem sabe?”.
Com a determinação ímpar dos jovens, o primeiro livro de Erika Araújo, O Cálice dos Sonhos (2010), foi publicado aos 17 anos, obra que ensinou a jovem escritora a publicar outros romances no céu literário de Pindamonhangaba: Entrelinhas (2011), O Cálice dos Desejos (2011), Utopia (2012), Sawabona (2013) e Águas de Março (2015). A publicação de seis livros no exíguo espaço de cinco anos, revelam a maturidade de uma jovem escritora dedicada aos estudos e, sobretudo, à sua escrita.
Ao refazer seu percurso de formação escolar, não resisto à indagação: – Em que escola essa jovem escritora aprendeu a ter tanta obstinação? No jardim da infância do Pequeno Construtor? Nos anos do curso primário realizados na Escola Municipal Felix Adib Miguel? Nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual João Pedro Cardoso? No Ensino Médio da Etec João Gomes de Araújo? No curso de Letras da Universidade Paulista? No berço, com as canções de ninar e o imensurável amor de seus pais, Roseleine e Waldir Araújo Caldas? No colo de seus avós?
Além dos livros, as estrelas dos olhos de Erika Araújo brilham em outros países e, de alguma forma misteriosa, a jovem peregrina se lança ao encontro delas. Viajar o mundo inteiro é outro sonho, tão grande quanto o de escritora. Aos 18 anos realizou um intercâmbio de estudo e trabalho em Tampa, na Flórida e, durante um ano, ela permaneceu nos EUA. Por lá concluiu dois cursos: “Writing”na Universityof South Florida e “Teatro em frente às Câmaras”. Em outras viagens, ela vislumbrou as estrelas que cintilam no céu do Chile, da Argentina e da França.
Sua facilidade com a língua estrangeira e a bagagem que importa de suas viagens concederam-lhe as ferramentas necessárias para realizar um sonho profissional. Muito querida pelos colegas de trabalho e por seus alunos, a jovem professora de inglês da Escola Yázigi de Taubaté não descuida de seus projetos literários: dois novos romances estão sendo escritos.
A força e a determinação que ela tem para escrever, publicar, viajar, trabalhar, sonhar… acenderam estrelas nos olhos da Academia Pindamonhangabense de Letras! Erika Araújo é a mais jovem integrante do Quadro de Membros Honorários da APL (Cadeira 17H – Patrona Aurora Pierre Artesi).
Que a luz que ilumina a vida de Érika desde o seu nascimento em Taubaté, no dia 28 de junho de 1993, reacenda no céu de nossa terra, o brilho de seus olhos estrelados de muitos sonhos e de seu imensurável amor à Literatura e aos livros.

Imagens: Divulgação