“Escola Ativa” encerra ano de formação continuada de professores

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram da palestra Escola Ativa na quinta-feira (20). Esse foi o último encontro promovido pelo projeto de Formação Continuada de Professores, e contou com a presença de cerca de 50 educadores, que ouviram sobre como tornar as escolas da cidade locais mais ativos para as crianças.
“A educação não é algo que se faz do dia para a noite, mas é um processo”, afirma o palestrante Alexandre Arena sobre as novas formas de aprendizagem por meio do movimento e do esporte. O foco dessa formação é ensinar novos métodos de atividades que envolvam a movimentação corporal para os pedagogos e tornem o aprendizado mais dinâmico e saudável.
Essa iniciativa surgiu devido ao grande aumento de doenças como obesidade, diabetes e problemas com colesterol, em crianças, todas causadas pela falta de atividade física e o aumento do tempo passado em frente a videogames, televisão e computador.
Essas técnicas de aprendizagem propõem tornar a escola num local mais saudável, mudando desde a alimentação até a organização das brincadeiras nos intervalos, sempre buscando incentivar e incluir todas as crianças.
“A importância da escola ativa é fazer com que essa criança saia dessa cultura de acomodação, dessa cultura de ser ociosa. Pesquisas demonstram que crianças que praticam algum tipo de movimentação e são mais ativas, aprendem cerca de 40% a mais do que as crianças que não são ativas”, explicou a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura.
Quarto módulo de capacitação
Na terça-feira (18), foi realizado no Centro Esportivo “João do Pulo”, mais um módulo da capacitação dos professores da Secretaria de Esporte e profissionais da Educação, pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), dentro do projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Pública. Promovido por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, conta com 120 participantes de Pindamonhangaba. Na quarta-feira (19), a formação para profissionais da Secretaria de Educação foi realizada na Casa Transitória Fabiano de Cristo.
O projeto de Formação de Professores da Rede Pública está em seu terceiro ano, tendo a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte, dentro e fora da escola. Esse projeto é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba em parceria com a empresa Novelis.
Troca de experiências
Fábio Eduardo Mamelo, do Instituto Esporte e Educação, explicou que o curso é dividido em módulos, em que são explicadas metodologias do esporte educacional, como a diversidade, inclusão, construção coletiva e autonomia das crianças; parte da pedagogia, que são ferramentas e intervenções onde o professor consegue melhorar e qualificar sua aula, tanto na parte teórica quanto prática; além da apresentação de seminários e exposição da prática de cada um, proporcionando um papo de troca de experiências.
Os professores têm a experiência e vivenciar e aprender com os encontros. “O que eu vivenciei aqui eu já colocava em prática, mas agora com uma atenção maior, com uma visão mais pedagógica. Isso já vem ao encontro da forma que eu trabalho, mas sempre tem uma coisinha nova que vem ao encontro do nosso trabalho”, ressaltou a professora Benedita Auxiliadora.
O projeto fala também sobre traumas psicológicos e formas para tratar e ensinar cada aluno. “Isso ajuda a auxiliar os alunos em cada dificuldade que eles têm. Cada aluno tem uma diferença individual e temos que aprender a trabalhar isso com eles”, explicou o professor Felipe Costa.

Imagens: Divulgação
  • Projeto de Formação de Professores da Rede Pública tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional