“Escola de Excelência” promove bate-papo nutricional

COLABOROU COM O TEXTO: Bruna Silva
***
Na última semana, a Secretaria de Esportes da Prefeitura, em parceria com a Escola Estadual Dirce Aparecida Marcondes, dentro da “Escola de Excelência”, promoveu um bate-papo sobre a importância da nutrição no esporte.
Durante a conversa com os alunos do projeto Escola de Excelência, a nutricionista Verônica Mello ressaltou a importância da ingestão de frutas, verduras e leguminosas e os benefícios que trazem ao organismo. Além de salientar os “falsos alimentos”, com alto processo de industrialização como salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, embutidos, refrigerante e suco de caixinha. A ação da nutricionista deixou também uma tarefa para a conscientização dos alunos, tendo que ler o rótulo dos alimentos. Na prática, os alunos leram um rótulo de suco de caixinha e puderam analisar sua tabela nutricional.
Fato curioso é que Verônica foi atleta de Pindamonhangaba na modalidade ginástica rítmica por anos, encerrando sua carreira em 2006. “Importante ver isso acontecer, pois ela passou parte da infância e quase toda a adolescência com a gente, tendo no o esporte uma ferramenta para se desenvolver socialmente, não se tornou atleta profissional, mas se tornou uma excelente profissional em nutrição”, comenta a gestora de Esportes da Semelp, professora Priscila Matheus.
Diversas outras atividades estão programadas até o fim do ano para os alunos da Escola de Excelência. Neste projeto, 70 crianças entre 11 e 12 anos, que estudam no 6º ano da EE Dirce Aparecida Pereira Marcondes, participam de atividades esportivas no contraturno escolar – basquete feminino, futsal masculino, vôlei feminino e atletismo -, no “João do Pulo”, “Luiz Caloi” e ginásio do Alto Tabaú.
Além da oportunidade de desempenhar exercícios esportivos com orientação de cinco profissionais da área, os alunos recebem lanche e almoço como reforço alimentar gratuito.

  • A profissional que ministrou a atividade é ex-atleta de ginástica rítmica e hoje referência em nutrição