Escola Mário Bonotti não parou na “Virada Educação”

Várias atividades ocorreram na Escola Municipal “Padre Mário Antônio
Bonotti – Redentorista” durante dois dias de programação

No dia 8 de novembro, durante a “Virada Educação”, a escola teve o apoio dos cursandos do Colégio Futura, que trabalharam nos períodos da manhã e tarde aferindo a pressão dos familiares e comunidade; o trabalho dos profissionais do IEE, Anderson e Epaminondas, na animação das crianças, com brincadeiras coletivas; a contação de Histórias com a professora Cibele, da Brinquedoteca Educarte; o “Ballet Cassia Ogata”, que apresentou suas bailarinas em momentos de Dança Urbana; a presença dos alunos da UniFunvic, ministrando uma aula sobre cuidados com os dentes e higiene bucal, além da distribuição de material fornecido pela empresa Colgate às crianças e os jogos produzidos pelos alunos dos 4º anos, fruto dos projetos realizados pelas professoras das turmas.
No dia seguinte, a escola encerrou seus projetos: “Curta a Leitura!” e “A Paz é a gente que faz!” com a presença de alunos, familiares e comunidade escolar prestigiando o evento, que contou com a participação dos alunos do Colégio Futura, aferindo a pressão dos presentes; da Secretaria de Turismo, com os monitores Fábio, divulgando os pontos históricos e turísticos do nosso município; da Secretaria do Meio Ambiente, com os técnicos “Carioca” e “Cris”, distribuindo mudas de plantas ornamentais e comestíveis, para degustação, e da profissional do IEE, Gigrieli, animando as crianças com brincadeiras dançantes.
Também estiveram presentes os escritores pindamonhangabenses Maurício Cavalheiro, batendo um papo com os alunos sobre o seu livro “Histórias de uma Índia Puri”, que narra ao público infantil algumas histórias do nosso município. A aluna Emanuely, do 4º ano C, gostou de ter sido convidada pelo autor para ler um trecho do seu livro: “Eu gostei, porque o Maurício nos contou de sua inspiração para os personagens do livro”, e Victor Narezi que, além de uma contação de história, também conversou sobre o seu livro “A menina que gostava de chapéus”, ambos adotados pela Rede Municipal de Ensino e trabalhado com os alunos durante o projeto “Curta a Leitura!”. Segundo Victor, “Que bonito ver estudantes, pais, comunidade, professores, gestores e funcionários reunidos numa escola pra ouvir histórias, jogar, conhecer e aprender juntos. Fiquei muito feliz com o convite e emocionado em participar da Virada Educação. Fui muito acarinhado por todos e todas, que participaram da história que contei e compartilharam comigo um pouquinho de suas memórias. Destaquei e sempre destacarei o trabalho dos professores, pois eles que cuidarão para que nossos estudantes possam aprender a cuidar também de si, do outro e da natureza que nos cerca. Parabéns e obrigado pela oportunidade do momento vivido!”
No encerramento os alunos expuseram seus trabalhos, como livros, cordéis e cartas com mensagens de paz e divertiram-se com familiares e amigos, brincando com os jogos, confeccionados por eles, sobre a história do município. Para a professora corresponsável pela unidade escolar Ana Luiza, a Virada educação contribuiu com a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na unidade e na construção coletiva de uma comunidade mais conectada, na qual, o evento foi composto por diversos colaboradores e parceiros mostrando que o aprender e o ensinar estão espalhados em todos os sentidos.
A realização do evento foi possível graças ao empenho da professora corresponsável, Ana Luiza Sebastião Lima Andrade; de toda equipe docente e discente; do Conviva e IEE; dos parceiros e colaboradores do Departamento de Turismo; do Departamento de Meio Ambiente nas doações de mudas para os convidados e familiares; da empresa Associação Interação, responsável pelo projeto Reforço Escolar; da UniFunvic, com a doação de Kit da Colgate para os alunos; do Colégio Futura, Balé Cassia Ogata, na organização e recepção dos participantes nos eventos.

  • Créditos: Divulgação
  • Créditos: Divulgação