Escola Municipal Félix Adib Miguel recebe quatro “Oficinas de Cartum”

As “Oficinas de Cartum” do artista plástico e cartunista pindamonhangabense Francisco Machado estão ganhando as salas de aula. No dia 31 de agosto, ele realizou quatro oficinas na Escola Municipal Félix Adib Miguel, no bairro do Lessa.
Cerca de 150 alunos, do 3º ao 5º ano, participaram das oficinas e puderam aprender um pouco do universo do desenho de humor: o conceito dos termos Cartum, Charge e Caricatura, suas diferenças e suas peculiaridades. As crianças conheceram ainda como funciona o processo criativo de uma charge para publicação no jornal, a composição do cartum (olhos, nariz, orelha e expressões) e, também puderam desenhar personagens conhecidos como o Mickey e os Minions.
Para encerrar a atividade, as crianças assistiram vídeos que abordavam os temas: “Folioscópio” e “Flipbook”. Cada aluno pode fazer seu próprio folioscópio usando papel, lápis e criatividade.

Confira alguns depoimentos dos participantes:

“A Oficina de Cartum foi um sucesso! Alunos e professores amaram aprender técnicas de desenho e ficaram felizes com a presença do cartunista em nossa escola. Foi um dia de encantamento e de despertar talentos! Parabéns, Francisco, e obrigada pela grande parceria e dedicação! Obrigada também à Equipe de Liderança da Educação que autorizou sua presença.”
Maria Angélica Guimarães
(Professora corresponsável)

“Eu gostei muito das técnicas como fazer olho, sobrancelhas e boca. Achei interessante o desenho do Mickey.”
Marcos R.S. Magal
(Aluno)

“Parabenizo ao Francisco pela iniciativa e à Secretaria de Educação por permitir sua atuação junto às Escolas. Foi realmente muito interessante para os alunos. Uma grande oportunidade para despertar interesses e talentos. Que essa seja a primeira de outras próximas parcerias!”
Juliana Cristina Ferreira Pombo
(Professora)

“Adorei ter aula de cartum. Aprendi que cartum é um desenho de animação de todas as épocas; que charge é um desenho de uma coisa que está acontecendo e que caricatura é quando você desenha alguém exageradamente. Realmente, aprendi muito com ele.”
Giovanna P. C. Carlos
(Aluna)