Escola Municipal Julieta Reale recebe cinemateca

Cerca de 150 livros e 40 filmes fazem parte do acervo disponibilizado
para a comunidade escolar

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

A quarta feira (6), amanheceu de uma maneira diferente na Escola Municipal Julieta Reale, no Castolira. Isso porque a unidade recebeu a Cinemateca – por meio do patrocínio da MRS Logística. A ação não tem fins lucrativos e busca contribuir com o estímulo do audiovisual e leitura nas escolas.
O momento de entrega contou com a comunidade escolar, no pátio, além de apresentações de dança, contação de história e demonstração esportiva, houve também a apresentação artística ofertada pela empresa Komedi. Estiveram presentes o prefeito Isael Domingues, o secretário de Educação, Prof. Júlio Valle, a diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Luciana Ferreira, a diretora de Gestão Escolar, Célia Ascenço, além da gestora responsável pela unidade, Emanuelle Ponchon.
O ponto alto foi quando os alunos conheceram o espaço destinado para a Cinemateca – que conta com acervo de 150 livros infantis e 40 filmes infantis para serem apreciados pela unidade escolar. Há também obras literárias em braille, direcionadas a alunos com deficiência visual, além de um projetor multimídia e um sistema de som “home theater”.
O secretário de Educação, professor Júlio Valle, afirmou que a Cinemateca foi recebida com muita alegria, na concepção de que a formação das crianças passa por diversos caminhos que envolvem artes e tecnologia, além de reunir aspectos importantes para a consolidação social: a leitura e o acesso às cinematográficas que também geram reflexão social. O uso da Cinemateca vai atender a demanda dos alunos e da comunidade e será um instrumento auxiliar nas ações culturais e pedagógicas.
“É muito importante essas parcerias com empresas que possuem o olhar voltado para educação e cultura com sensibilidade. Isso ajuda muito o poder público a fomentar ações culturais para todos”, afirmou o prefeito Isael Domingues.
A gestora responsável pela unidade, Emanuelle Ponchon, comentou que a cinemateca é um grande presente para os alunos da escola, pois muitos não possuem acesso ao cinema, mas que dessa forma poderão apreciar diversos filmes no ambiente escolar.

  • Alunos conheceram o espaço destinado para a Cinemateca