Escola Municipal Professor Moacyr de Almeida realiza Oficina de Cartum

Aprender sobre princípios básicos para a criação de cartum e sobre as principais diferenças entre cartum, charge e caricatura, além de ter acesso a boa parte da história do desenho de humor ao redor do mundo. Esses foram alguns conceitos que cerca de 70 crianças da Escola Municipal Professor Moacyr de Almeida, do bairro Jardim Bela Vista, aprenderam por meio da “Oficina de Cartum” do artista plástico e cartunista Francisco Machado, na última sexta-feira (18). Um dos diferenciais desta oficina foi a tradução em libras, destacando a importância da inclusão na educação.
Os alunos souberam como se cria olhos, boca, nariz, orelhas e expressões nos cartuns; ficaram conhecendo o processo criativo das charges que o artista publica no jornal Tribuna do Norte (desde fonte de pesquisa, concepção, elaboração da charge, esboço, layout e finalização) – e ainda aprenderam a fazer cartum de pessoas, de animal e do personagem Mickey. No final da oficina, os estudantes aprenderam a fazer um brinquedo óptico utilizando uma folha de sulfite: o folioscópio – que cria o efeito de animação ao movimentá-lo.
Mariluci Alcides Campos, professora corresponsável pela Escola, ressaltou “quão benéfica esta oficina foi aos alunos, trabalhando de forma lúdica”, disse. “Nossa escola vem desenvolvendo o projeto ‘Um pouco mais Sobre Pinda’ e a oficina foi um momento mágico, cheio de descobertas para os nossos alunos, que estudaram a vida e as obras do Francisco, um filho ilustre de nossa cidade. Eles ficaram encantados com a oficina, pois aprenderam técnicas de desenho explorando expressões faciais e o desenho animado”, contou Mariluci.
Sobre a iniciativa ‘Um pouco mais sobre Pinda’ – que permite aos alunos conhecerem personalidades do município, do passado e presente –, a atividade deu grande contribuição: “O projeto proporcionou o conhecimento de um filho ilustre, o senhor Francisco Machado, que por meio da oficina de cartum, compartilhou seu conhecimento. Os alunos se sentiram capazes de desenhar e de ‘sonhar’ com seus próprios personagens. A interatividade foi um diferencial, pois cada aluno conseguiu tirar suas dúvidas”, afirmou a professora Graciela, do 5º ano A. Maria Helena, professora do 4º ano B, acrescentou que, “durante a visita do senhor Francisco, avaliamos a sua postura e o modo como foi passado o seu conhecimento sobre várias técnicas de cartum aos alunos. Foi muito prazeroso, visto que, os alunos não tiveram muitas dificuldades no entendimento e nas práticas dos desenhos por eles desenvolvidos”, relatou.

  • Cerca de 70 alunos participaram da Oficina de Cartum, dentro do projeto “Um pouco mais sobre Pinda”