Escola Municipal realiza projeto de conscientização sobre “Maio Amarelo”

Colaborou com o texto:
Jennifer Gonçalves

A Escola Municipal José Gonçalves da Silva – “Seu Juquinha”, iniciou o projeto Trânsito Seguro, em comemoração ao “Maio Amarelo”, mês da conscientização internacional para redução de acidentes no trânsito.
O projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos o acesso às noções básicas do trânsito, visando os cuidados e os hábitos de pedestres conscientes, buscando também, sensibilizar os familiares sobre a importância da prudência e respeito às regras de trânsito.
A base do projeto foi oferecida pelo curso “Criança Segura no Trânsito”, onde através dos conteúdos adquiridos e materiais disponibilizados, a professora regente, Raphaela Gomes Chagas Lagoas, do 1º ano A, pode realizar uma primeira sensibilização com os pais.
A reunião foi realizada no encerramento do bimestre, onde foram apresentados dados referentes aos acidentes de trânsito, já que é a maior causa de mortalidade infantil de 0 a 14 anos.
Os pais foram convidados a participar deste projeto, realizando conversas em casa, participando das atividades e abraçando a causa, que é de responsabilidade social.
Os alunos iniciaram as atividades com vídeos educativos, rodas de conversa, momentos de reflexão e atividades diversas. Cada aluno confeccionou um carrinho de papelão com a ajuda dos seus familiares, e divididos em grupos irão nas salas de aulas convidar os demais alunos a fazerem parte do movimento de atenção pela vida. “Agora, com os conhecimentos que já foram adquiridos, é o momento de multiplicar os saberes, semana a semana, com mensagens rápidas e objetivas, mas que possam provocar reflexão e mudanças de atitudes”, comentou a professora corresponsável Lígia Corrêa.

  • As crianças aprendem brincando a importância de respeitar as regras de trânsito