Escola Professora Escolástica Antunes recebe palestra e Oficina de Cartum

“O cartum como mais uma ferramenta para a Educação” foi o tema da atividade ministrada pelo artista plástico Francisco Machado

Na última segunda-feira (26), os alunos do 9º ano e também do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Escolástica Antunes Salgado tiveram uma palestra com oficina de cartum do artista plástico Francisco Machado com o tema: “O cartum como mais uma ferramenta para a Educação”.
Durante a atividade, foi abordado um pouco da história do cartum e sua origem; diferenças existentes nas modalidades de desenho de humor gráfico (cartum, charge e caricatura); a contribuição para a educação dos cartunistas de destaque mundial e nacional, como Walt Disney, Maurício de Souza, Jim Davi e Ziraldo, bem como uma análise das habilidades estimuladas aos leitores com os personagens destes grandes cartunistas. Os estudantes também aprenderam qual o processo criativo envolvido para a criação de uma charge.
Após a explanação teórica, começou a parte prática – momento em que os alunos puderam ter a oportunidade de aprender a compor um cartum.
Ao todo, cerca de 140 alunos participaram desta oficina.
De acordo com a professora Tatiane, a coordenadora Alessandra e a diretora Flávia, a experiência foi muito positiva.

Confira alguns dos depoimentos dos alunos:

“Eu gostei muito, pois é um tema que me interesso e é bom ter uma orientação de um profissional.” (Helen Fernandes)

“Neste evento aprendemos novas técnicas de desenho, pois o artista Francisco Machado tem uma grande dominação artística sobre o assunto o que nos ajudou muito a desenvolver nossas habilidades.” (Brendon Silva)

“Eu gostei da palestra e da oficina, pois essa profissão me chama atenção desde infância e as orientações me ajudaram muito!”
(Pedro Gabriel)

“Eu achei a oficina muito interessante e criativa; uma das melhores apresentações que já teve na escola. Eu aprendi muito com a oficina!”
(Taila Vitória)