Escola Rubens Zamith celebra centenário de seu patrono

Nesta semana, a Escola Estadual “Prof. Rubens Zamith”, no bairro Vale das Acácias, celebrou o centenário de nascimento do patrono Rubens Zamith. A comemoração envolveu diversas ações, como declamações de poesias, rap, acróstico e apresentações musicais. Também haverá referência ao aniversário durante o desfile cívico-militar do “Dia da Independência do Brasil”, no distrito de Moreira César.
O objetivo da instituição é busca ser uma referência de fortalecimento da juventude, transmitindo valores e aprendizados essenciais para a construção de uma sociedade cada vez melhor. Por isso, promoveu atividades especiais em homenagem ao pindamonhangabense Rubens Zamith, nascido em 8 de setembro de 1919. O cidadão ilustre exerceu o magistério desde o início da década de 1940 até os últimos dias de vida.
O filho Francisco Giorgio Zamith esteve na celebração ao lado de familiares, representando a memória do homenageado. Como parte do resgate histórico, o descendente se mostrou feliz com o evento e lembrou-se de quando o pai foi, durante muitos anos, colaborador do jornal Tribuna do Norte. O subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos, marcou presença e ressaltou a relevância da figura municipal na história de Pindamonhangaba.
Atualmente, a escola atende alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio. Sob a direção da professora Arani Ivanowsky de Jesus Cruz, a unidade vem promovendo interações sociais entre a comunidade escolar, como extensão pedagógica. Competições esportivas, gincanas de conhecimento, palestras e o programa “Escola da Família” estão entre os principais entrosamentos desenvolvidos.

  • Familiares de Rubens Zamith participaram da comemoração
  • Subprefeito de Moreira César, Nilson Luis, esteve na unidade educacional