Escola Sesi Pinda conquista cinco premiações em Congresso Científico

Por Aiandra Alves Mariano
Professores e alunos da escola Sesi de Pindamonhangaba conquistaram cinco premiações durante o VIII Congresso Internacional de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento – Cicted – realizado em Taubaté, nos dias 23 a 25 de outubro. O congresso reúne centenas de escolas dos ensinos Fundamental, Médio e Superior de todo o Brasil.
Na categoria Iniciação Científica Kids, a escola ficou com o primeiro lugar com o trabalho “Metodologias Ativas na Prática, Aprendizagem por Estações” e o segundo lugar, com a pesquisa “Cadeia Alimentar: da fotossíntese a decomposição”, ambos desenvolvidos por estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.
A pesquisa “Som do Lixo – Música na Reutilização”, feita por dois estudantes do 2º ano do Ensino Médio, conquistou o segundo lugar na categoria Iniciação Científica Júnior.
Já na categoria “Seminário de Docência Universitária”, a pesquisa “A Ética Ambiental e a Exploração Mineral Brasileira do Nióbio: Impactos Tecnológicos e Sociais”, desenvolvida por professores e estudantes do 1º ano do Ensino Médio foi a grande campeã, com o primeiro lugar da categoria.
Na mesma categoria, o trabalho “Brumadinho – MG, Causas e Consequências da Tragédia” ficou com o segundo lugar entre todos os trabalhos participantes.
Além dessas premiações, a escola ainda teve outros dois trabalhos selecionados para serem apresentados durante o congresso. O aluno Sandro Fernando Figueira Junior apresentou os resultados de sua pesquisa “Fotossíntese Hi-Tech nas Escolas do Brasil”. Gabriel Monteiro Ribeiro também foi selecionado e apresentou sua pesquisa “Sistema de Irrigação Automatizado Ecológico”.
Para os professores envolvidos, o resultado foi surpreendente. “Inscrevemos oito trabalhos, dos quais sete foram selecionados para apresentação e cinco foram premiados. Foi muito além de nossas expectativas”, destacou a professora Cristiane Marcelo Kanjiscuk, que acompanhou as pesquisas do Ensino Médio.
Já a professora Valéria Souza Matos dos Santos, que acompanhou as crianças do Ensino Fundamental, a troca de experiências foi o mais importante. “Elas mostraram sua pesquisa e conheceram outros estudantes, outros projetos. Essa vivência do ambiente de pesquisa científica já tão cedo na educação é muito importante”, afirmou ela.
Conceição de Maria Soares Ribeiro, diretora do Sesi Pindamonhangaba, comemora os resultados: “Em atividades como esta nossos estudantes se sentem verdadeiramente participantes ativos do processo de aprendizagem e eles demonstram mais disposição e interesse e com isso, todos ganham. Formamos estudantes protagonistas, que é uma proposta da nossa escola, para uma aprendizagem mais significativa”.
Depois do sucesso deste ano, os alunos já planejam os projetos que pretendem apresentar no mesmo congresso científico, em 2020.

  • Os resultados da pesquisa “Fotossíntese Hi-Tech nas Escolas do Brasil” WWforam apresentados pelo aluno Sandro Fernando Figueira Junior
  • Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental apresentaram dois trabalhos no congresso e trouxeram o primeiro e o segundo lugar na categoria Kids