Escolas estaduais referenciam apoio em turismo acessível

Na última semana, a professora Paula Dantas Marques, em nome dos pais e alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado), das escolas estaduais Prof. Wilson Pires César e Profa. Célia Keiko Ikeda, agradeceu pelo apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba deu ao evento realizado no dia 19 de agosto, em São Bento do Sapucaí, no Acampamento Paiol Grande.
“Com o apoio do Departamento de Turismo, conseguimos reunir 20 alunos da Educação Especial, juntamente com algumas mães, muitas com acesso ilimitado as oportunidades de lazer”, disse a professora. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, bem como: pesca, torneio de futsal, tênis de mesa, arco e flecha, passeios a cavalo, caiaque, patins, basquete, vôlei e banho de piscina. E todas as atividades foram desenvolvidas em meio à natureza, pois o Acampamento está inserido na área de Proteção Ambiental da Mantiqueira.
“Mais uma vez, agradecemos o apoio e a disponibilidade do Departamento de Turismo em ajudar, causas tão importantes como esta, que ajuda levar esperança através de diversas atividades, às crianças que vivem uma triste e dura realidade, devido as mazelas da nossa sociedade, pois o ‘diferente’, sempre causou estranheza e desconforto nas pessoas”, destacou a professora. “Comenta-se com frequência a respeito da Inclusão Social e com o apoio do Departamento de Turismo, estamos fazendo com que os alunos da Educação Especial participem ativamente nos vários grupos de convivência social, permitindo assim, considerar que princípios preconceituosos com relação as potencialidades e limitações humanas, necessitam urgentemente serem reavaliados”, informou.
A professora conclui destacando ainda que “há a necessidade de uma nova percepção sobre a inclusão social, a pessoa identificada com deficiência precisa ser enxergada pela sociedade como um ser humano que têm direitos e obrigações como outro qualquer, sendo essa a ideia essencial da inclusão social”.
“Nossa eterna gratidão ao guia Fábio, que sempre nos apoia e é um grande defensor da Inclusão Social. Sem o seu apoio, não conseguiria proporcionar esses momentos, para essa galera, para lá de especial”, concluiu.