Escolas Municipais ganham arte feita por pais e alunos

As escolas municipais de Pindamonhangaba estão aderindo ao projeto “Mudando a cara da escola”. Nele, alunos, pais de alunos, além de professores e funcionários da unidade são convidados a pintar os muros da escola com desenhos, dando um colorido especial ao local.
A primeira escola a fazer parte do projeto foi a Escola Municipal Professora Rachel de Aguiar Loberto, localizada no Vale das Acácias. Nesta semana, foi a vez da EM Professora Ruth Azevedo Romeiro, do Delta, iniciar o projeto e a pintura de seu muro.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura da Prefeitura, professor Júlio Valle, o projeto visa a incentivar a união entre escola, estudantes e seus pais, além de dar uma cara própria para cada unidade, tendo em seus muros a arte feita pelas pessoas que utilizam cada prédio.
Importante destacar que a pintura vem logo depois dos serviços de manutenção escolar que todas as unidades vêm recebendo desde o ano passado, estando associada a uma nova maneira de pensar a educação e a escola.
“A concepção de educação que temos defendido é a de uma escola alegre, agradável, colorida, séria, solidária e muito participativa… Uma escola viva, em que nossas crianças se sintam bem! Parte disso depende de envolver todos os atores da comunidade escolar na decisão de como será o muro da escola e na participação nos momentos de pintura, aumentando o sentimento de pertencimento, de carinho e de cuidado com o espaço escolar”, explicou o secretário professor Júlio.
Outras escolas municipais já demonstraram interesse em aderir ao projeto e em breve também terão seus muros personalizados. São elas: EM Abdias Júnior Santiago e Silva, no Santa Cecília; EM Professora Julieta Reale Vieira, no Castolira; e EM Professor Orlando Pires, no Bonsucesso.

  • Após manutenções nas escolas, muros recebem pinturas feitas por alunos, pais e educadores