Escolas municipais homenageiam Dia do Índio e do Livro

Na última semana, unidades do ensino municipal de Pindamonhangaba realizaram comemorações com seus alunos sobre datas importantes, como o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e o Dia do Índio (19 de abril). Ações como essa são fundamentais para a formação cultural e educacional das crianças.
No Cmei – Centro Municipal de Educação Infantil – Dr. Francisco Lessa Júnior, no bairro Cidade Jardim, foram comemoradas as duas datas. No dia do livro infantil, as professoras utilizaram o projeto de responsabilidade social “Embalando a imaginação com cantigas e histórias”, para proporcionar mais um momento rico de descoberta para as crianças, por meio dos contos e histórias de Monteiro Lobato – que, inclusive é aniversariante do dia 18 e motivo da criação da data comemorativa.
De acordo com a gestora da unidade, Camila Alessandra de Souza, a prática agradou a todos. “Essa ação nos permitiu diversificar as possibilidades de aprendizagem no mundo da leitura e escrita, deixando ainda mais divertido o dia a dia de nossos pequenos”, explicou.
No mesmo local, foi feita a comemoração do Dia do Índio, visando o resgate da cultura indígena. Como parte da comemoração, as professoras do período da manhã realizaram uma roda de conversa e, logo em seguida, uma formação prática com as crianças, mostrando objetos, utensílios e costumes da cultura indígena.
“A interação das crianças com o real, o manuseio de objetos, são de extrema importância para o desenvolvimento da criança”, complementou a gestora.
Teatro na escola
Em comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato, a Escola Municipal Prof. Mário de Assis César inaugurou o projeto “Brincando e Cantando com o Sítio do Pica-pau Amarelo”. O projeto teve à frente as professoras do período da tarde, Carina, Ana Cláudia Moura, Elismere, Mariane e Athaize, que estrearam uma peça teatral sobre o Sítio.
A intenção foi resgatar as cantigas de roda, brincadeiras cantadas e brinquedos da época, explorando o universo da ludicidade, com a apresentação desse escritor, que sempre atraiu o interesse de muitas gerações para a leitura.
De acordo com a gestora da unidade, Cláudia dos Santos Bolson, o projeto será realizado em todo o ano letivo de 2017, com musicais, peças teatrais, oficinas e brincadeiras.

  • Peças teatrais, danças e muita brincadeira marcaram as comemorações