Escolas municipais recebem orientação sobre trânsito

Na manhã de segunda-feira (19), os alunos da Escola Municipal Arthur de Andrade, no bairro Cidade Nova, receberam orientação educativa dos agentes de Trânsito, por meio do projeto Edutran. O assunto desta, que foi a segunda aula de seis teóricas, foi a travessia de vias públicas, e as crianças aprenderam como atravessar com segurança em diversos locais e enfrentando situações de perigo do cotidiano, que nem sempre dependem somente do comportamento do pedestre. O objetivo é preparar os alunos para se tornarem pedestres conscientes e multiplicadores de boas ações.
Esta ação promovida em conjunto pelo Departamento de Trânsito e a Secretaria de Educação, faz parte do projeto Edutran, desenvolvido para fortalecer a educação no trânsito desde a infância. O projeto deve percorrer todas as escolas municipais de Pindamonhangaba, utilizando recursos como vídeos e cartilhas para o ensino. Mais de 7 mil crianças já passaram pelo Edutran, que completa 11 anos em 2018.
“Constatamos que em 2017, 26% dos óbitos foram pedestres e destes 38% com idade entre 25 a 39 anos. Com isso, podemos observar que é necessário agir e conscientizar sobre a travessia de forma segura e que o pedestre também é responsável por sua segurança, devendo estar atento a tudo que o cerca, evitando distrações como o uso do celular e fones nos ouvidos, estar seguro de que foi visto pelo motorista do veículo, além de sempre usar a faixa destinada à travessia”, relata a diretora de Trânsito da Prefeitura, Luciana Viana.
Além do Edutran, em abril será iniciado um curso EAD (Ensino A Distância) em parceria com a ONG Criança Feliz, no qual o intuito é capacitar multiplicadores através dos profissionais atuantes nas áreas de Trânsito e Educação para a prevenção de acidentes de trânsito, com crianças e adolescentes de até 14 anos.

  • Projeto tem 11 anos e forma multiplicadores de boas ações