Editorial : Espalhe o bem…

“O melhor investimento de vida é fazer bem ao próximo!”
Li Azevedo

A edição de hoje está repleta de matérias sobre doações. De alimentos. De refeições. De equipamentos. De máscaras. De trabalho voluntário. De casas para pets e de tempo.

Doar tempo e cuidado a pessoas que não conhecemos; a moradores de rua; ou a animais abandonados, por exemplo – como é o caso da doação que o Abrigo Municipal recebeu recentemente; e das doações de refeições diárias às famílias do “Bem Viver” –, é sempre um ato muito nobre.

Não que haja classificação no gesto “doar”. Toda doação deveria ser recebida com gratidão pelo beneficiado e também deveria ser realizada sem o intuito de autopromoção, de publicidade, ou ainda “esperando algo em troca” por aquele que oferece…

É claro que nem sempre as doações ou as ações sociais seguem esta linha. Tudo bem, também. O mais importante é saber que existem pessoas, organizações e setores privados e públicos preocupados em fazer o bem. Em levar assistência a quem não tem. Em acolher quem precisa de acolhimento e de amparo.

Também temos de ter em mente que algumas instituições precisam prestar contas das ações realizadas e dos produtos doados e, por isso, precisam dar publicidade às atividades.

Independentemente desses nortes, observar todo este novo movimento de amparar, de auxiliar, de colaborar, de se voluntariar e de dar amor ao próximo é gratificante e transcende a parte negativa, que, infelizmente, existe.

Que não somente enquanto durar esta pandemia ou em períodos natalinos, por exemplo, mas que sempre, sempre, possamos espalhar o bem!