Especial “Proerd”: Educação e prevenção de mãos dadas

Formatura do Proerd em Moreira César celebra os 20 anos do projeto em Pindamonhangaba

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

Uma arquibancada abrigava os orgulhosos e a outra as fontes de orgulho. Os pais e os responsáveis pela criançada eram os convidados da festa que formalizava o fim de mais um ciclo. Os alunos, com uniforme diferente do habitual, sorriam e cantavam animados pelo trabalho concluído. Ali, no Centro Esportivo José Ely Miranda “Zito”, todos se reuniram, na manhã de sexta-feira (31), para comemorar a formatura dos participantes de Moreira César do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) na temporada de 2019.
Além de brincadeiras e gritos de guerra característicos do projeto, a cerimônia contou com formalidades, como canto dos hinos Nacional e o de Pindamonhangaba, juramento e discursos. Ao todo, 600 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I ganharam apostila, passaram por dinâmicas em grupo e tiveram instruções para se manterem afastados de drogas, álcool e violência.
Os formandos receberam certificado de participação e os destaques foram premiados com uma pelúcia do mascote do programa desenvolvido pela Polícia Militar com apoio de empresas privadas e da Secretaria Municipal de Educação.
“Ele gostava de participar das atividades e acabou ficando bem ansioso para participar da formatura. Eu senti que isso plantou uma sementinha boa no coração dele”, disse Michele Aparecida, moradora do Vale das Acácias e mãe de um aluno da Escola Municipal Raquel de Aguiar Loberto.
O evento também marcou as celebrações de 20 anos de implantação do Proerd em Pinda. Sendo que, nestas duas décadas, 46.400 crianças da cidade participaram da ação de incentivo social. “No futuro, nosso trabalho será ainda mais visível. Essas crianças crescerão longe das drogas”, frisou a comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar de Pindamonhangaba, capitã Lucimeire Jeronymo.
O clima de festa teve a presença de dirigentes e apoiadores, entre eles: o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos, gestoras regionais e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Gerdau e OAB.

  • Alunos que se destacaram ganharam pelúcia do mascote
  • Na formatura foram entregues certificados a 600 estudantes de Moreira César
  • Formandos fizeram juramento de se manterem afastados de drogas
  • Banda fez composição musical para canto dos hinos
  • Autoridades marcaram presença no evento
  • Cerimônia aconteceu no Centro Esportivo “Zito”