Especialista em Economia aponta “Black Friday” como oportunidade para consumidores conscientes

Pesquisa prévia sobre preço do produto e avaliação de mercado podem garantir boas compras com desconto
A chegada do mês de novembro carrega também a expectativa de compras com grandes descontos na “Black Friday”. A sexta-feira negra, tradicional na cultura americana, caiu no gosto dos brasileiros nos últimos anos. Entretanto, especialista em Economia e Administração afirma que é necessário pesquisa e acompanhamento para boas compras.
A “Black Friday” acontece sempre na última sexta-feira do mês, após o “Dia de Ação de Graças”. Aqui no Brasil, a data comercial passou a fazer parte do calendário de vendas como forma de adiantar as compras natalinas com descontos com a primeira parcela décimo terceiro salário.
Para o administrador e professor de Administração da faculdade Serra Dourada, Rodolfo Rosa, essa é uma boa oportunidade de compras para os clientes que acompanharam o preço do produto nos meses anteriores. Segundo ele, que é especialista em economia, a prática dificulta que o cliente caia em falsas promoções.
Rosa explica ainda que o uso da tecnologia para auxiliar consumidores nesse período é fundamental para que haja de fato uma aquisição positiva. “Existem sites que ajudam a acompanhar o preço dos produtos, como o Buscapé que mostra o preço médio do produto e preço em diferentes locais. Além do Buscapé, existem outros sites”, indicou.
Neste ano, a “Black Friday “será no dia 27 de novembro e as campanhas publicitárias que anunciam a ação comercial já começaram. Entretanto, ele alerta para que os consumidores que se sentirem lesados procurem o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
Para as pessoas que compram de forma online e, ocasionalmente, recebam produtos que não correspondem ao especificado na plataforma, é preciso printar as telas e apresentar ao Programa de Proteção. Para essas compras, Rosa enfatiza que a lei determina troca do produto em até sete dias ou devolução do dinheiro.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação