Espetáculo de teatro discute violência contra a mulher

De 18 a 25 de maio o espetáculo “Tambor de Couro Vivo” fará temporada nos palcos do Vale do Paraíba. Dirigido por Fabiana Monsalú, o trabalho faz parte do projeto “Nemesis Kali” – financiado pelo Fundo Municipal de Cultura e busca refletir sobre a tradição de violência contra as mulheres que marca a história e o presente do nosso país. As apresentações que acontecem em São José dos Campos, terão entrada franca e os ingressos poderão ser retirados nos locais com 1 hora de antecedência.
Criado a partir do texto dramatúrgico de Marcus Groza, a peça apresenta um contexto colonial repleto de violências, no qual é instituída uma lei cínica proibindo o estupro de escravas na bica d’água. Em reação, um grupo de mulheres se reúne para capturar homens e sacrificá-los ritualmente. Transitando entre o lírico e o narrativo, o espetáculo traz a presentificação ritual e imagética dessa história de vinganças. O elenco reúne Adalgiza Américo, Fernanda Ventura, Lala Machado, Noélle Abreu, Lilyen Vass, além de Sérgio Ponti, Ronald Costa, Felipe Daniel, Álvaro da Silva. A trilha sonora apresenta obras do maestro Marco Antônio Machado executada ao vivo pelos atores.

Roda de Conversa

No dia 14 de maio, às 19h30, no Museu Municipal de São José dos Campos, numa roda de conversa com a dramaturga Dione Carlos e a diretora teatral Fabiana Monsalú. Com o tema “Teatro Contemporâneo, Ritualidades e Violência”, as duas criadoras trazem suas experiências como mulheres e como artistas, convidando o público a refletir e a trazer colocações.