Espetáculo “Este Lado Para Cima” estimula debate social em Pinda

Grupo de teatro “Brava Companhia trará apresentação de rua para a “Praça da Cascata”

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

Há dois séculos, um obstinado sociólogo já defendia que a história da humanidade se resume a história da luta de classes. Entre opressor e oprimido, o embate formulado por Karl Marx rende reflexões acerca da conjuntura social moderna. Em um contexto bem semelhante, a Brava Companhia emprega um humor anárquico para discutir a organização humana e os avanços tecnológicos com a peça “Este Lado Para Cima – Isto Não É Um Espetáculo”. Na próxima terça-feira (24), o grupo teatral paulistano fará uma exibição da criação em Pindamonhangaba, na Praça Monsenhor Marcondes, “Praça da Cascata”, às 18 horas. Com classificação etária livre, a entrada será gratuita.
Em “Este Lado Para Cima”, a ordem e o progresso fundamentam o surgimento de uma metrópole em que os habitantes vivem em razão do trabalho e sonhando com um futuro de felicidade. Até que uma crise, causada pelos seus próprios dirigentes, abate a ordem estabelecida e fomenta a criação do “mais avançado artefato da tecnologia humana”: uma bolha que do céu vigiará tudo e todos.
“A bolha é a representação de uma superestrutura organizadora e mantenedora da ordem ou de qualquer outra forma de poder opressivo”, comentaram os diretores Fábio Resende e Ademir de Almeida. Por isso, ao término da apresentação de 80 minutos, o conjunto teatral irá propor um debate sobre a peça e possíveis associações de sua temática com a realidade de Pinda.
A montagem consiste em uma apresentação de rua, para demonstração em espaços abertos e/ou alternativos, e estreou em agosto de 2010, em São Paulo. Sua vinda para o Vale do Paraíba se dá pela contemplação pelo edital “ProAC de Circulação 2018”.

  • Montagem leva humor anárquico para espaços públicos