Essa vaga não é sua nem por um minutinho!

Alguém já deve ter visto essa frase escrita em algum estacionamento de Shopping? A primeira vez que eu vi, achei uma grande sacada, embora mostre o quanto o ser humano ainda precisa evoluir. Vamos combinar que se tem uma placa ali dizendo que o estacionamento é destinado a pessoas com deficiência ou a idosos, certamente, não é para você que não se enquadra nessas condições. Sim! Estamos no século XXI e as pessoas sem deficiência alguma ainda param nas vagas destinadas a pessoas com deficiência ou mesmo a idosos.
Não sei dizer ao certo se isso é falta de educação, deselegância ou simplesmente desinteresse pelos problemas alheios. O fato é que me canso de ir ao supermercado e vejo as vagas especiais todas ocupadas e também me canso de ver que nem sempre são pessoas que precisam delas.
A verdade é que é muito difícil para quem precisa dessa vaga, chegar e não conseguir nenhuma. Pior ainda é a pessoa que não respeita a distância correta e para colado na vaga especial, dificultando a saída ou a entrada do deficiente. E não precisa ter alguém na família com deficiência ou idosa, para prestar a atenção nisso, basta ter um pouco de empatia e olhar um pouco ao seu redor.
Então vamos refletir um pouco: as pessoas reclamam de políticos corruptos, mas, param em vagas especiais sem precisar, furam filas, até mesmo da vacina, para levar vantagem, roubam sinal de tv por assinatura, não usam máscaras, não separam o lixo, enfim…
Daí me vem aquela frase: “Você é a mudança que você quer no mundo”. Ninguém é perfeito, somos seres em evolução, mas, existem muitas coisas que estão em nossas mãos e que podem melhorar, sobremaneira, a convivência em sociedade.
Confesso que a história da pessoa parar em vaga especial sem precisar me tira um pouco do sério (um pouco não, me irrita muito!). Com a maturidade eu agora “tento” não fazer cara feia para a pessoa “jovem e sem nenhuma deficiência” que entra no seu carro parado naquela vaga. Mas, no meu íntimo ainda tenho vontade de dizer para a pessoa: essa vaga não é sua nem por um minutinho!!
E aí, qual a mudança que você quer ver no mundo?