“Estado de Sítio” é atração deste fim de semana no Teatro Galpão

A Cia. Teatral Controvérsias apresenta o espetáculo “Estado de Sítio” neste fim de semana no Teatro Galpão. Os ingressos são gratuitos e deverão ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro, localizado na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 2.750. No sábado serão realizadas duas sessões, a primeira às 19 horas e a segunda às 21h15. No domingo o elenco sobe ao palco às 19 horas. A peça tem classificação de 16 anos e duração aproximada de 110 minutos.
A produção foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo e a companhia também conta com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba. A Cia. estreou o espetáculo “Estado de Sítio” em Pindamonhangaba e fez uma pequena turnê por cidades como Jacareí e Guaratinguetá.
“Estado de Sítio” celebra os 21 anos da Cia. Teatral Controvérsias, que conta em sua trajetória com mais de 120 prêmios, conquistados em importantes festivais de teatro pelo País. Produções como “6.3.5 A Cura da Peste” (1997), “B… Em Cadeira de Rodas” (1999), “Além” (2000), “Bumba-Meu-Boi” (2002), “Casa Fechada” (2003), “Num Meio Dia de Fim de Primavera” (2005) e seu último sucesso “Folia do Homem-Diabo” (2008), que se manteve em turnê até 2014, fazem parte do currículo.
A obra “Estado de Sítio” foi publicada em 1948, contextualizando a Guerra Fria Espanhola, e traz ao público um enredo muito atual, tratando de assuntos que passaram a fazer parte do cotidiano do povo brasileiro.
Sinopse: Após os maus presságios pela passagem de um cometa, uma pequena cidade passa a ser governada pela “Peste”, que, usurpando o poder de uma líder inerte, instaura o Estado de Sítio e cria um regime burocrático, esvaziado de sentido e dominado pelo medo. A vida dos cidadãos é submetida ao império da “Peste” e de sua “Secretária”, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais. Para se libertarem da Peste será preciso resistir ao medo que se tem dela acreditando que, assim como a aparição do cometa, a situação instaurada é uma força histórica e passageira, e que o povo sempre detém o poder eterno.
No elenco estão: Mauro Morais, Lala Machado, Houston Charles, Keli Santos, Guilherme Martins, Danilo Riva, Rodrigo Di Paula, Cláudio Viana, Karina Costa, Marcos Cuba, Bruno Soares, Anne Martins, Lucas Silva, Renato Munhoz, Rosana de Castro, Pitanga Araújo, Luana Gasch e Guilherme Moreira. Músicas de Cláudio Fernandes. Direção Musical: Almir Luz. Músico: Natálio Alves. Iluminação: Rafael Soares. Contrarregragem: Ana Maria Cuba. Intérprete de Libras: Sara Elisiê. Orientações artísticas de Cidinha Bronzatto, Flávia Bertinelli e Juliana Caligaris.