Estado inicia operação de combate às fraudes em postos de combustível

Com o objetivo de combater fraudes na venda de combustíveis e proteger o consumidor, o Governo do Estado de São Paulo iniciou na madrugada de quarta-feira (28) uma operação conjunta de fiscalização em postos de combustível.
A ação envolve as secretarias de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania e da Segurança Pública, Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), ANP (Agência Nacional do Petróleo), Fundação Procon-SP e Ministério Público.
O governador Geraldo Alckmin, o secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, e o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, acompanharam no início da operação.
Alckmin afirmou que “por trás das fraudes está um esquema organizado que prejudica os postos de combustíveis que trabalham de acordo com a legislação”. “São organizações criminosas muito estruturadas envolvendo fortunas de dinheiro que lesam o consumidor. Primeiro no volume, põe 30 litros de combustível, entra 27 ou 28 no tanque de combustível, fraude de qualidade, álcool aguado, gasolina fraudada. Tudo isso prejudica a população e fecha o posto sério que não consegue competir com as organizações criminosas”, disse o governador.
A operação, que não tem data para terminar, será feita em todo o Estado. Segundo o secretário da Justiça, Márcio Elias Rosa, as fiscalizações nos postos de combustíveis tem sido feitas com frequência. “Nós cancelamos mais de 1.200 inscrições estaduais em todos esses anos de operação no Estado de São Paulo e fiscalizamos mais de 118 mil bombas”, explicou.

  • A operação acontece em todo o Estado e visa proteger o consumidor