Estado mobiliza estudantes em ‘Dia D’ da atividade física

As secretarias de Estado da Saúde e da Educação, em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul), promovem nesta sexta-feira (26), o “Agita Galera – Dia da Comunidade Ativa” que visa mobilizar 5 mil escolas públicas da rede estadual.
Como uma espécie de ‘Dia D’ da atividade física, a iniciativa envolverá 3,8 milhões de alunos, além de professores, funcionários e toda a comunidade escolar para a prática regular de exercícios. O tema da edição deste ano é ‘Criança Ativa, Adulto Saudável’, cujas escolas organizaram uma programação diversificada, respeitando a cultura e as características de cada unidade, de acordo com a região em que está situada.

Ao longo de todo o dia, os alunos farão algum tipo de atividade física, que podem envolver brincadeiras, jogos e diversas modalidades esportivas. O intuito é levá-los a refletir sobre a importância dos exercícios físicos para um estilo de vida mais ativo e saudável, prevenindo doenças como a obesidade, diabetes e colesterol alto, por exemplo.
Vale ressaltar ainda que, além do “Agita Galera”, que ocorre anualmente na última sexta-feira de agosto, o governo do Estado estimula as escolas estaduais para que estendam as atividades de forma permanente, ao longo do ano letivo.

  • Cerca de 3,8 milhões de alunos devem participar da ação ‘Agita Galera’ nas escolas estaduais