Estado, Prefeitura e Sindicato caminham juntos pelo desenvolvimento rural de Pinda

Nos últimos dias de julho, acompanhamos o anúncio do arranjo institucional entre estado e município, com o objetivo de incrementar a gestão das atividades rurais de Pindamonhangaba, num envolvimento maior de articulação entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da unidade regional, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Prefeitura Municipal representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Sindicato Rural, no fortalecimento da parceria pela sustentabilidade do setor agropecuário e demais segmentos que crescem nas áreas rurais, como a agroindústria, o turismo, comércio e serviços.
Todo esse arranjo estimula o diálogo e as ações conjuntas das instâncias municipal e estadual com os empreendedores do campo, na implantação de políticas voltadas à produção agropecuária e práticas ambientais que possam garantir o desenvolvimento rural sustentável.
O esforço integrado pode gerar novos projetos na adoção de políticas inovadoras, fortalecer as organizações públicas, privadas e não governamentais, bem como atuar fortemente na qualificação da produção agrícola e preservação do meio ambiente.
Na visita do Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, dia 22 de julho, na sede da CATI Regional, consolidou-se a parceria, com o início de negociações do compartilhamento das instalações pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Sindicato Rural. Os servidores do Departamento de Agricultura da Prefeitura encontram-se instalados desde 2005 no prédio.
Já no dia 28 de julho, durante evento em São José dos Campos, das assinaturas do convênio “Rotas Rurais” junto às prefeituras do Vale do Paraíba, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges e o prefeito Isael Domingues reforçaram a integração do estado e município. Aliás, Pindamonhangaba integra o Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidadania no Campo/Município Agro, que tem como meta a realização de ações para fortalecer a gestão do território rural.