Estado realiza passagem de Comando Geral da PM

Na última sexta-feira (4), foi realizada a passagem do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O coronel PM Marcelo Vieira Salles é o novo comandante-geral da corporação. Ele substitui o coronel Nivaldo Cesar Restivo, que estava à frente da corporação desde março de 2017.
O coronel Salles ingressou na instituição aos 17 anos, em 1985, como aluno-oficial da Academia do Barro Branco. A nomeação foi publicada no dia 26 de abril, no Diário Oficial.
“A farda que vocês vestem é uma extensão da bandeira do Estado de São Paulo. Temos muito orgulho da tarefa que cumprem todos os dias. A nomeação de um comandante-geral é menos importante do que o trabalho que todos vocês fazem diariamente. É um trabalho difícil, mas quem o faz por vocação honra a farda”, comentou o governador do estado, Márcio França, que participou da solenidade.
Filho de subtenente, Salles é casado e tem um filho. Especialista em tropa montada e controle de distúrbios civis, é bacharel em direito, mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foi ajudante-de-ordens do governador Geraldo Alckmin.
Até ser indicado para o novo cargo, o coronel chefiava o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5 (CPA/M-5), responsável pela zona oeste da capital. De fevereiro a agosto de 2017, esteve à frente da Cavalaria, por onde já havia passado diversas vezes.
No Regimento de Polícia Montada (RPMon), Salles – ainda tenente – atuou como comandante de pelotão e foi chefe da seção de “doma, picaria e volteio”. Promovido a capitão, passou por todos os esquadrões da unidade, da qual seria coordenador operacional anos mais tarde.
Antes de assumir a Cavalaria, Marcelo Salles respondeu interinamente pela função de coordenador da Defesa Civil e de secretário-chefe da Casa Militar (CMil). Lá, foi chefe de gabinete e diretor do departamento de segurança.
Subcomandante
O coronel Fernando Alencar Medeiros foi indicado ao cargo de subcomandante da Polícia Militar. O policial ingressou na instituição em 1985. Ele substitui no cargo o também coronel Mauro Ricciarelli.