Nossa Terra Nossa Gente : ESTÁTUA VIVA: VIVAS À SANTA DE RUA

Pindamonhangaba foi agraciada com a presença de uma santa que emoldura a esquina da Rua dos Andradas com a Rua Deputado Claro César: de manto branco, coroa dourada, faixa vermelha pendente e um “menininho Jesus” nos braços, esta estátua viva dá vida à Virgem Maria.
As pessoas que passam na Praça Monsenhor Marcondes são surpreendidas pela performance da artista: enquanto ela se mantém horas a fio em movimentos quase estáticos, com pausas estratégicas e perfeitas, o boneco que compõe a sua performance realiza movimentos delicados com as mãozinhas. Muitos param e ficam contemplando-a, transfixados pela arte que a recobre. Muitos indagam: – É de verdade?
Absorta na divina luz daquela Maria – Ave, cheia de graça! -, fiquei a imaginar de quem seria aquele rosto maquiado de branco (tão branco quanto o manto que recobre o corpo da artista), aqueles olhos quase sem vida mirando um ponto fixo no infinito, aqueles lábios silenciosos… Como a artista havia concebido a sua personagem, de onde vinha e para quê?
Li na ânfora que se encontrava a seus pés o pequeno cartaz que dizia: “Viajo pelo Brasil mostrando a arte e a cultura. Essa estátua é viva! Obrigado pela sua atenção e colaboração. Com sua contribuição você recebe uma linda mensagem.”Ao realizar minha singela contribuição, a estátua estendeu-me uma das mãos e ofereceu-me um pequenino pergaminho de papel. Aproveitei aquela centelha de vida para agradecer a mensagem, elogiar sua arte e pedir que me concedesse uma entrevista. Ela apenas abriu e fechou os olhos e, eu, feliz da vida, indaguei: – Que horas?
Minutos depois estávamos nós, Carolina e eu, conversando. A moça sem adereços e maquiagem (- Ave, que linda!), de 23 anos, contou-me que desde menina sonhava ser atriz e, quando descobriu a arte de rua, se encantou. Há 8 anos ela compôs a personagem inspirada em Nossa Senhora de Fátima; dela é o manto branco com a borda dourada e a coroa. O menino Jesus e a faixa vermelha são adereços de outras madonas e representam sua fé cristã e sua paixão por esta arte de representar que se originou na Grécia e atrai seguidores e espectadores no mundo inteiro.
A arte de rua e a mensagem que Carolina da Silva Santos transmite às pessoas é o que movem esta artista que já se apresentou em vias públicas do Paraguai e em diversos municípios do Nordeste, Mato Grosso, Goiânia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.Ela contou-me histórias magníficas de suas peregrinações, de seus propósitos e sonhos, de seus futuros roteiros. Sua próxima paragem? A Bahia de todos os santos!
Antes que Carolina se despeça de nossa terra e de nossa gente, nossos aplausos à sua estátua viva e nossos vivas à sua Virgem Maria! Que Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira de Pindamonhangaba, abençoe sua arte e sua mensagem de fé, de esperança e amor nas ruas do Brasil!

  • Carolina da Silva Santos é a estátua viva, a “Santa de Rua”