Estrada de Ferro Campos do Jordão – Futuro incerto

Perda de prédio
Em 05 de setembro de 2006 a Estrada de Ferro Campos do Jordão, soube através do Diário Oficial do Estado de Saulo (Decreto 51.090) que havia perdido, em definitivo, o prédio que abrigara o Núcleo de Ensino Ferroviário. Foi um choque para os funcionários, terem conhecimento através do jornal que o prédio havia sido transferido à Secretaria de Segurança Pública. O Governo nem ligou pedindo as chaves…

Perda do Parque Capivari
Em dezembro de 2017 o Governo Estadual divulga o processo de concessão para o Parque turístico do Capivari à inciativa privada por um período de 30 anos, prorrogáveis por mais 5 anos. Juntamente com o Parque, o vencedor da concessão administraria também o teleférico – principal fonte de renda da EFCJ. Na verdade o grande chamariz da concessão. Em 14 de junho de 2019 foi assinado contrato do Governo do Estado de São Paulo com a empresa Eco Jordão, concessionária administradora do Parque Capivari.

Perda das lideranças
Depois de discutir por cerca de quase quatro anos, uma decisão do Tribunal de Contas do Estado, a EFCJ se viu obrigada a demitir (e destituir dos cargos em confiança) 26 empregados em agosto de 2019. Isso porque, de acordo com a ADI – Ação de Inconstitucionalidade, a forma de contratação e nomeação destes servidores estava em desacordo com a legislação vigente. Embora a EFCJ tenha contratado e designado de acordo com a Lei Complementar 1.211/2013, a qual passou por todas as instância e foi aprovada pela Assembleia Legislativa.
Desde então os funcionários da EFCJ trabalham sem liderança nos setores, sem a figura do líder que conduz, corrige, ajuda, encoraja a equipe a desenvolver a melhoria continua, tanto no pensamento quanto nas ações. Sem contar que, além de oferecer apoio, o líder tem ainda a responsabilidade de transmitir conhecimento e confiança aos liderados.

Novas perdas
Como já deve ser do conhecimento de muitos, em 2020 o Governo designa uma comissão pra estudar a viabilidade de toda a EFCJ. A Comissão intitulada como CAP – Comitê de Análise Preliminar, foi aprovado pelos Conselheiros da proposta protocolada pela Iniciativa Privada na Plataforma Digital de Parcerias, conforme Ata da 16ª Reunião Conjunta Ordinária, concernente à 252ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização publicado no Diário Oficial de 09 de outubro de 2020, que teve como pauta a concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Na reunião do dia 29 de março de 2021, o grupo apresentou o resultado dos estudos, afirmando ser viável ao Governo de Estado, e, ao interesse privado, um processo concessão da Ferrovia.

Perda do escritório central
De posse da informação de uma possível concessão de toda a Ferrovia, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, entrou com o um processo pedindo o tombamento do principal prédio da Ferrovia, no centro de cidade. Prédio que abrigou o escritório central da EFCJ até 2016, quando o mesmo foi desocupado para reforma, não concluída até hoje.
De acordo com o Decreto 5.975 de 03/05/2021, foram tombados “por seu valor arquitetônico, histórico e cultural a sede administrativa e a oficina da EFCJ”. Portanto além do prédio central, também foram tombados dois setores que cuidam da manutenção predial e operacional da Ferrovia, a Marcenaria e a Mecânica.

Chamamento Público
No Diário Oficial do último dia 17/06/2021, foi publicado o Chamamento Público 2-2021 Aprofundamento dos Estudos do Projeto de Concessão da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Neste chamamento o Secretário de Projetos, Orçamento e Gestão do Estado de São Paulo e o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – STM, na qual a EFCJ está subordinada, tornam público o início do procedimento para apresentação, por eventuais interessados da iniciativa privada, dos estudos necessários à estruturação da concessão do Sistema Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro Campos do Jordão, de acordo com as diretrizes previstas no Edital de Chamamento Público. Detalhes disponíveis em: http://www.parcerias.sp.gov.br/Parcerias/Projetos/Detalhes/157.
Diante de tantos acontecimentos, os ferroviários da EFCJ e a população de Pindamonhangaba perguntam: qual será o futuro reservado à nossa querida e histórica Estrada de Ferro Campos do Jordão?