Estrada de Ferro Campos do Jordão retoma passeio de “Maria-Fumaça”

Locomotiva a vapor circula entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia e tem quatro saídas por dia aos sábados, domingos e feriados

A Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) voltou com a tradicional viagem de “Maria-Fumaça”, em um trecho de 4 km entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia. Até o fim da temporada de inverno o valor promocional do ingresso é de R$ 23 por pessoa. O bilhete pode ser adquirido nas estações da EFCJ. Crianças com até 5 anos, no colo de um acompanhante, não pagam passagem.
São quatro viagens por dia, aos sábados, domingos e feriados nacionais, com saídas às 11, 13, 15 e 17 horas da estação Emílio Ribas, no Capivari. O tempo total do percurso de ida e volta é de 30 minutos e cada viagem tem capacidade para até 64 passageiros.
A volta do passeio de “Maria-Fumaça” foi possível graças a um convênio firmado em maio deste ano com a Prefeitura de Taubaté. A administração municipal cedeu temporariamente a locomotiva para a EFCJ, que em contrapartida vai oferecer treinamento a funcionários da prefeitura na condução desse tipo de trem. Antes de entrar em operação, o veículo passou por revisão na oficina da ferrovia em Campos do Jordão e por testes na via férrea.
A locomotiva a vapor agora utilizada na estrada de ferro é de origem alemã, fabricada em 1927 pela empresa Linke-Hofmann-Werke. Da década de 1920 até a década de 2000 operou em uma usina de cana-de-açúcar, em São José da Laje, no Estado de Alagoas. Em 2004, foi para o Parque do Itaim, em Taubaté, no Vale do Paraíba.
Desde agosto de 2015 a EFCJ não realizava passeios em uma locomotiva a vapor, devido a um desgaste na antiga locomotiva.

  • “Maria-Fumaça” percorrre trecho de 4 km em Campos do Jordão