Estradas Municipais tem manutenção 100% na Zona Rural

A intenção é melhorar acesso de moradores e turistas às estradas rurais de Pindamonhangaba

Contando com uma extensão superior a 600 quilômetros de estradas rurais, a Prefeitura de Pindamonhangaba está atingindo a marca de 100% na manutenção e conservação das estradas municipais.
Sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Planejamento, a administração das estradas rurais está dividida em três regionais: Regional 1– Piracuama, Regional 2 – Ribeirão Grande e Regional 3 – Goiabal e Dutra. O trabalho é realizado mantendo três frentes simultâneas na manutenção, visando dar uma resposta mais ágil aos produtores e moradores dessas regiões.
Atualmente estão recebendo melhorias as estradas da Regional 1 e 2: Estradas Municipais Margarete L. Rodrigues, João Antônio de Queiroz, Eduardo Lourenço, Manuel Canuto Vieira, Jorge Emílio Vieira, Carlos Giacomo Angelo Masseti, Capitão Avelino Alves Pereira, Estrada João Gil de Souza (Bicas) e Estrada do Pinga.
“Trabalhamos com um calendário fixo o ano todo e dividimos as ações em quatro fases. No primeiro trimestre atendemos urgências e emergências devido à época crítica e período chuvoso. No segundo trimestre a prioridade é fazer os serviços de manutenção preparativa para as correções. No terceiro trimestre realizamos toda manutenção preventiva e no quarto trimestre fazemos atendimento pontual para nos prepararmos ao período chuvoso”, afirmou o gestor de zeladoria do Setor Rural, Tiago Gonçalves.
A secretária de Obras e Planejamento da Prefeitura, Marcela Franco, lembra que a manutenção das estradas rurais é de grande importância para melhorar o acesso aos moradores e turistas à área rural de Pindamonhangaba, colaborando também para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.
Para o munícipe e empresário rural, José Geraldo Moura Marcondes, a manutenção das vias rurais é vital, pois facilita o acesso às estradas rurais e por meio delas a população consegue ter acesso ao turismo regional gastronômico de Pindamonhangaba.
“Para vir, melhorou bastante a estrada. Assim consigo ir e vir, chegar com bastante acessibilidade à minha casa”, destacou a moradora e empresária Juliana Monteiro. A moradora é idealizadora do projeto “REO das Bicas” que realiza visitas às cachoeiras, por meio de trilhas, na área rural de Pindamonhangaba, após o passeio é servido um café para os participantes.
De acordo com informações do Setor Rural, o cronograma de obras na área rural continua a todo vapor. E nesta semana, o local que está recebendo obras de melhorias e manutenção é a Estrada Municipal Wilson Monteiro, no bairro da Cruz Pequena.
“Este suporte ao empresário turístico faz toda a diferença para desenvolvermos o turismo em nossa cidade, que não só tem muito potencial como já está acontecendo. Facilitar o acesso às estradas rurais facilita a vida dos moradores e o escoamento da produção agrícola, colaborando também para desenvolvimento do produtor rural. E este trabalho não para, é resultado de planejamento e ações durante o ano todo. Parabéns à Secretaria de Obras e Planejamento e ao Setor Rural”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.

  • Estrada Municipal do Massaim
  • Estrada Municipal Pedro Pereira Morais
  • Estrada Municipal Wilson Monteiro
  • José Geraldo
  • Juliana “REO das Bicas”