Estudante do Araretama escreve peça de teatro

Na última terça feira (19), os alunos do 4°ano D da Escola Municipal Profº Elias Bargis Mathias, no Araretama, apresentaram uma peça de teatro escrita pela aluna de inclusão, Aline Oliveira dos Santos.
A ideia proposta por Aline foi por acaso. Não era algo relacionado às disciplinas. A professora da turma, Selma Cristina Miranda Fonseca, explica que manter as crianças envolvidas com a prática de leitura após o recesso era uma preocupação.
“E a Aline veio com uma cartinha perguntando se podíamos fazer um teatro e, ainda, trouxe a ideia e um pequeno texto com sua história. E a mágica aconteceu!”, explicou a professora.
A peça “A rainha grávida” teve o apoio dos professores e dos alunos, que auxiliaram na dinâmica de criação. Escolheram os personagens, as falas e os objetos, depois deram início aos ensaios, confecção dos materiais, os figurinos e assim o projeto foi ganhando vida.
“Foi uma ‘experiência de teatro’ como costuma chamar a Aline, autora da peça. Desde o início, essa turma gostava muito de histórias, então, investi nisso. Incentivar a leitura é um propósito que todo professor deve ter, como intuito de fazê-los gostarem de ler e consequentemente, escreverem melhor”, ressaltou Selma.
No dia da apresentação, os pais estiveram presentes para prestigiar a peça, as crianças se saíram bem e foram convidadas a representar a peça no Teatro Galpão no final do mês.

  • A aluna Aline Oliveira dos Santos com muita iniciativa escreveu sua própria peça