Estudantes da Educação Especial fazem “City Tour”

Na última semana, o Departamento de Turismo da Prefeitura realizou um “City Tour Histórico Cultural” com os estudantes da Educação Especial das escolas estaduais Professora Célia Keiko Ikeda e Professo Wilson Pires César. A iniciativa recebeu elogios por parte dos professores participantes, em especial a professora Paula Dantas Marques, que enviou por escrito um email bastante emocionado.
“Quero agradecer imensamente ao Departamento de Turismo, por ter oportunizado esse dia inesquecível para os meus alunos, pois, sem o apoio de vocês, não seria possível proporcionar a eles momentos como esses em que pudemos conhecer um pouco mais da história da nossa cidade e saber como ela foi e é importante para a história do nosso país”, elogiou a professora Paula. “Foi gratificante ver o sorriso, o brilho no olhar e o interesse deles em cada explicação e descoberta! E pude concluir que é com atitudes simples que podemos proporcionar momentos únicos, de alegria e aprendizado aos educandos da Educação Especial, que muitas vezes são discriminados, excluídos e ‘rotulados’ como se não fossem capazes de aprender. Pelo contrário, eles nos ensinam a cada dia, cada um no seu tempo e no seu ritmo e vocês abraçaram a causa da educação especial, o que me deixa muito feliz!”, completou.
Ela explicou que seu objetivo ao querer desenvolver essas atividades de lazer é inserir os estudantes da Educação Especial na sociedade, fazer com que a comunidade perceba que eles existem e que são pessoas comuns, e que a inclusão acontece quando se aprende a viver com as diferenças e não com a igualdade. Para ela, “o patrimônio arquitetônico e natural que a nossa cidade possui é a memória viva e concreta da história de um povo e, através de projetos como esse, a população pindamonhangabense prezará pela sua história, orgulhando-se dela”.
“Por meio do City Tour, pudemos reviver momentos, voltar ao passado, conhecer as belezas naturais da ‘Princesa do Norte’, perceber a importância e a necessidade de se manter em pé as feições do nosso passado, assim como devemos respeitar, admirar e preservar as belezas naturais que a nossa cidade possui, porque um povo que não conhece o seu passado, também não saberá trilhar o seu futuro”, concluiu a professora.
O Departamento de Turismo é o responsável pela realização do “City Tour Histórico Cultural”, visando divulgar a história de Pindamonhangaba por meio de seus locais e prédios históricos, assim criando uma conscientização da responsabilidade de cada um para a preservação do patrimônio da cidade. Para mais informações, os telefones são 3643-1761 e 3643-1424.

  • Alunos de escolas estaduais fizeram passeio turístico