Estudantes de Moreira César se formam em programa de resistência às drogas

Colaborou com o texto: Joyce Dias
***
Aconteceu na última sexta-feira (9), a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), no Centro Esportivo José Ely de Miranda “Zito”. Cerca de 500 alunos de nove escolas de Moreira César se formaram no programa de combate às drogas, que é desenvolvido pela Polícia Militar, e foi aplicado durante dez meses para estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental (I).
O programa foi oferecido por meio de um curso, composto por 10 lições que foram aplicadas uma por semana, em uma aula com duração de cinquenta minutos cada. No total, durante dez semanas, os estudantes receberam estratégicas para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.
Como prova, no final do curso foi realizado um concurso de redação na qual os alunos que mais se destacaram foram premiados durante a formatura com medalhas, além de troféus e bicicletas para os primeiros colocados. A aluna Victória Miranda de Oliveira (Escola Municipal Prof. Joaquim Pereira da Silva) se destacou com sua redação e conquistou o primeiro lugar do concurso. Já a aluna Beatriz de Monteiro de Moura Camargo (Centro Educacional Sesi) e a Jeniffer Kelly Santos (Escola Municipal Profª Rachel de Aguiar Loberto) ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Os cabos PMs Gonzaga e Maristela desenvolveram o programa que foi finalizado com a formatura, onde os estudantes declararam publicamente a decisão de dizer não às drogas. Estiveram presentes na formatura os responsáveis dos alunos participantes, a banda da Polícia Militar de São José dos Campos além de autoridades locais. O prefeito Isael Domingues esteve presente e parabenizou o trabalho da Polícia Militar de Pinda e alertou sobre a importância do programa para os estudantes “com um trabalho de conscientização no período de formação de nossas crianças”.