Eu indico: “1808”

A indicação desta semana é o livro “1808” – Autor: Laurentino Gomes

“1808” narra os acontecimentos que envolveram a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, de forma clara, agradável e divertida. A obra é composta por fatos e relatos retirados de cartas escritas por cidadãos portugueses e brasileiros que viveram nessa época.
A obra não se trata de um livro didático ou acadêmico, não sendo indicado para pesquisa ou estudo. Talvez esse seja o motivo que o torne interessante até mesmo para aqueles que pouco ou nada se interessam pela História do Brasil. Aliás, segundo o próprio autor, “o objetivo deste livro é tornar um pedaço da história brasileira mais acessível para leitores interessados em acontecimentos históricos mas com dificuldade em entender uma linguagem acadêmica (evidentemente rebuscada e de difícil compreensão)”.
O livro é escrito em linguagem jornalística, mostrando a riqueza histórica do país, relatando detalhes do período compreendido entre 1807, com a fuga da família real portuguesa para o Brasil, e 1821, com o retorno da corte a Portugal. Nesta época a rainha de Portugal, D. Maria I, era considerada louca, e não poderia assumir o trono. Tendo o seu filho mais velho D. José falecido aos 27 anos, quem assumiu o trono foi D. João, como Príncipe Regente. Ele era um homem medroso, indeciso e influenciável.
Através da leitura de “1808” somos capazes de entender a atual situação do país, que no passado sofreu com injustiças, em especial as praticadas contra os negros, e com a falta de preparo para a recepção da corte, tendo em vista a escassez de moradias, o que levou a nobreza de Portugal a simplesmente expulsar as famílias humildes de suas casas.
De forma bem humorada, o livro aborda os excessos da realeza, suas peculiaridades e absurdos, apresentando a nós, leitores, um pouco da história de nossas origens, com uma obra prazerosa e rica em informações.

 

Este livro faz parte do acervo das seguintes Bibliotecas: Biblioteca Vereador Rômulo Campos D’Arace (Bosque) – 3645-1701/3643-2399. Biblioteca do Araretama – 3543-4501. Biblioteca Profª Maria Bertha César (Moreira César) – 3637-4400. Biblioteca do Sesi (Próximo à igreja São Benedito) – 3642-9753. Para fazer o cadastro é necessário: RG/ Comprovante de residência