Evento de aniversário do programa “Escola da Família” lota praça

Se a educação é o primeiro passo para a transformação da sociedade, a família é o alicerce para a construção de comunidades sólidas. Agora, quando é possível unir educação e família, os resultados são ainda mais surpreendentes. E é isso que faz o “Escola da Família”, programa do governo Estadual – que em 2017, completa 14 anos de vida, estimulando as unidades de ensino estaduais a abrirem suas portas para a comunidade aos fins de semana. Nestes espaços, a população encontra esporte, lazer, acesso a serviços públicos, além de experiência de convívio e solidariedade.
Para comemorar o aniversário, a Diretoria Regional de Ensino, que engloba 19 escolas de Pindamonhangaba, Tremembé, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, realizou no último sábado (26), um evento com atividades multidisciplinares na praça Monsenhor Marcondes em Pindamonhangaba.
Dentro das ações que fazem parte dos quatro eixos trabalhados pelo programa: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho, o público pôde conferir “Oficinas de artesanato”; “Apresentações de dança e de música”; “Aferição de pressão arterial”; “Avaliação física”; “Reflexoterapia” e “Mostra dos trabalhos realizados nas escolas”.
“Particularmente, o evento me surpreendeu e, ultrapassou as minhas expectativas, pois estamos vivendo um momento de crise nacional e, diante desse contexto, nós criamos além das possibilidades. Claro, quero agradecer a parceria da prefeitura de Pindamonhangaba, que sem todo o suporte, nós não conseguiríamos fazer um evento tão bacana que atingisse a toda a população que circula aos fins semana no centro e no entorno. Ao nosso ver, foi fantástico”, avaliou a Dirigente Regional de Ensino, Gicele de Paiva Giudice.

Voluntariado:
a alma do programa

Gicele destaca o trabalho dos voluntários (bolsistas ou não) no desenvolvimento dos projetos e na evolução do programa na região. “Na praça teve uma mostra de tudo que é confeccionado durante todo o ano. Aquele é o momento em que eles apresentam para a população da nossa cidade e da nossa região tudo que é feito e elaborado durante os fins de semana. O que é bastante valoroso para nós é a contribuição maciça mesmo dos voluntários. Temos um número bastante representativo. Inclusive, o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, João Cury Neto esteve em Pinda, em um diálogo comigo, e salientou que somos uma diretoria regional onde nós conseguimos construir a credibilidade do programa pelo número de adesão muito expressivo de voluntários”, comentou Gicele.
São esses voluntários que “trabalham juntos com os gestores e a comunidade escolar, buscando parceiros, mão de obra, e também formas de criarem a matéria prima para serem utilizadas, e fazer do nosso evento um momento encantador como esse”, finalizou a dirigente.

  • Apresentações de dança encantaram o público
  • Escoteiros também participaram do evento
  • Ao todo, 19 escolas apresentaram um pouco do que é produzido e realizado nas unidades
  • “Oficina de Artesanato” foi um dos destaques da mostra