Executivo investe em tecnologia pra aumentar a transparência e eficiência das licitações

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Administração – Departamento de Licitação e Contratos – realizou, nesta quarta-feira (9), o primeiro pregão eletrônico. A iniciativa faz parte do programa Cidade Inteligente, dentro do pilar “desburocratização”.
O secretário de Administração em exercício, Danilo Velloso, explica que a equipe se capacitou na tecnologia necessária para a implantação do sistema, que trará diversos ganhos para as compras da Prefeitura, como aumento da eficiência do DLC, redução do tempo tanto para a realização de licitações quanto para a burocracia para realizar o serviço. Com o uso dessa nova modalidade licitatória, a tendência é que os preços concorrentes diminuam, pois as compras poderão ser feitas diretamente junto aos fabricantes, sem a necessidade de intermediadores.
O primeiro pregão eletrônico foi realizado para a compra de insumos de saúde. A ação foi realizada em cerca de 15 minutos, contra as mais de duas horas necessárias para realizar pregões presenciais, e necessitou de apenas um pregoeiro, o que, segundo o DLC, possibilitará que vários pregões sejam realizados ao mesmo tempo.
“O primeiro pregão eletrônico foi um sucesso, a diferença é gritante. Esse é um dos resultados no investimento da gestão para a eficiência da máquina pública. Uma nova cultura está sendo implementada”, observou o secretário em exercício.
No site da Prefeitura (www.pindamonhangaba.sp.gov.br), em “licitações”, existe a possibilidade de treinamento das empresas que querem se credenciar para participar dos pregões, abrindo possibilidade inclusive para o comerciante local não somente estar capacitado como competir com fornecedores do país todo.

  • O primeiro pregão eletrônico realizado pela Prefeitura teve como objeto a compra de insumos de saúde - Créditos da imagem: Divulgação