Experimento e aprendizado marcam 11ª Mostra de Foguetes

“Enfim, o grande dia chegou e por todo o lado deparava-me com crianças ansiosas, eufóricas, radiantes e principalmente satisfeitas e realizadas”, contou a gestora Carmen Lúcia Agostinho. Ela refere-se à Mostra Brasileira de Foguetes – evento que acontece todos os anos e que a Escola Municipal Professor Augusto César Ribeiro participa desde 2012. A 11ª Mostra ocorreu no dia 19 de maio e envolveu todos os alunos do Ensino Fundamental, além de pais e familiares.
A estudante Clara Emilly Guzman relatou que, ao lançar o foguete, sentiu alegria, mas também ficou nervosa: “Queria que meu foguete fosse o mais alto. Como estava muito nervosa, preferi ser a última. Quando chegou a minha vez, pensei ‘puxa foi a menor nota da turma’. Mas foi uma das melhores. Eu vibrei de alegria. Que felicidade! Agora vou torcer para realizar o sonho que tenho desde o 2º ano, ganhar a tão esperada medalha”.
Para Malu Mabi, mãe de aluna, o projeto vai além da grade curricular. “As crianças uma vez o conhecendo não perdem o interesse nunca mais, pois levam o que aprendem para o seu dia a dia. O projeto sai da grade disciplinar e os olhares das crianças se abrem para tudo que está a sua volta e isso é mágico para nós que estamos de fora. O interesse dos alunos é muito mais que uma Lua ou um Sol: a magia do universo os fascina”.
O secretário de Educação e Cultura Júlio Valle disse que foram recebidos com grande alegria. “Não só pelas crianças, mas por professores entusiasmados com o projeto e por pais e mães ansiosos pela participação dos filhos em um momento singular de aprendizado, de experimento e de descoberta”, comentou. “Sei que temos muitos outros projetos incríveis sendo realizados por nossos professores e me alegra saber que a missão da nossa gestão é justamente estimulá-los, criando condições para que esses sonhos se concretizem.”

Imagens: Divulgação
  • Alunos, professores e familiares participaram da Mostra