Faculdade ganha mural comemorativo

O Departamento de Comunicação da Unitau (Universidade de Taubaté) inaugurou o mural “O Voo”, de Marcos Andruchak e curadoria de Jakeline Maros. A obra foi uma homenagem do artista e ex-professor do campus em comemoração aos seus 40 anos.
O trabalho original do artista é reconhecido como “poética geometricista gravada sob a técnica dos relevos fresados”, explicou Andruchak. Para desenvolvê-la, ele buscou inspiração nos anos em que lecionou no departamento, que foram momentos de aprendizado, experiências e amadurecimento, importantes em sua trajetória acadêmica e artística. Sobre a obra, sua inspiração passou pela trajetória do aluno e o papel do professor e da Universidade. “Os grafismos da trajetória de alguém que procura crescer e alçar voo em busca de seu futuro”, revelou Andruchak.
Nesse processo, Taubaté ganha um grandioso mural-monumento em uma de suas principais vias de acesso, a “Avenida do Povo”. Medindo 15 metros de largura por 4 metros de altura, circundado por uma moldura também em cimento, quem passa pode o avistar de longe.
Realizado com o trabalho, Andruchak comenta sobre o processo e o significado de sua criação. “Entalhado no cimento, é um convite à observação. O caminho passa pelos livros e pela formação universitária. Concomitante representa nas entrelinhas dos desenhos os 40 anos da Comunicação Social com quatro esferas ligadas ao símbolo azul. Este é uma estilização inspirada no logo da Unitau e simboliza o ensino, a pesquisa e a extensão”, esclarece o artista.
Porém, a obra é um convite à imaginação, apresenta traços que lembram Aldemir Martins, Pablo Picasso e Arcangelo Ianelli, algumas das referências conceituais do artista. Percebe-se, pela grandiosidade da obra, a necessidade de relacionamento com o público, envolvimento com a realidade da qual passa a fazer parte. Sua simbologia a aproxima dos grafites, em especial nesta obra toda em cimento, extrai dos traços, cortes e texturas uma linguagem jovial, inovadora e futurista.
“Foi um grande presente para o Departamento de Comunicação, todos os alunos e ex-alunos, professores e funcionários se sentem representados na obra do Andruchak, a proposta fez todo o sentido. Estamos muito vaidosos pelo lindo trabalho desse professor-artista”, declara Edilene Maia, diretora do departamento.
Para conferir de perto o cartão postal, basta passar pela avenida Prof. Walter Taumaturgo, 700, Jardim das Nações.

  • Obra de Marcos Andruchak celebra os 40 anos do Departamento de Comunicação Social da Unitau