Fatec inicia inscrições para vestibular do meio do ano

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
O período de inscrição para o processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo começou nessa terça-feira (8) e vai até o dia 8 de junho. Ao todo, a rede de ensino superior está oferecendo 14.605 vagas para 74 cursos gratuitos da área de Tecnologia. Todos os dados de cadastramento no vestibular devem ser registrados pelo site www.vestibularfatec.com.br.
O estudante que quiser disputar uma vaga do vestibular das Fatecs precisa ter terminado ou estar cursando o Ensino Médio, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do período. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que durará um mês, e precisam preencher corretamente a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico no site da instituição.
No município são oferecidos cursos de Mecânica – Processos de Soldagem, Processos Metalúrgicos, Manutenção Industrial, Projetos Mecânicos e Gestão de Negócios e Inovação. Os cursos de tecnologia da Fatec têm duração de três anos.
Até às 15 horas de 8 de junho, cada candidato poderá assinalar o curso de sua preferência e colocar uma segunda opção no ato da inscrição. Desta forma, é possível escolher como alternativa secundária: o mesmo curso (presencial) da primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso (presencial) da primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso (presencial) com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias em qualquer Fatec e período.
A relação de todos os cursos ofertados pelo vestibular estará na página da internet no momento em que o candidato for definir a segunda opção. Assim, finalizado processo de credenciamentos, o aluno deverá imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 64,80 (em dinheiro) em qualquer agência bancária para validar o registro no processo seletivo.
A prova oficial das Fatecs ocorrerá no dia 1º de julho e abrangerá o “Sistema de Pontuação Acrescida” do Centro Paula Souza, que concede bônus de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% destinado a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato se enquadrar nas duas situações, obtém 13% de acréscimo.
Essas e outras informações podem ser consultadas no “Manual do Candidato” disponível para download gratuito no site das Faculdades de Tecnologia.

  • Em Pinda, são oferecidos cinco cursos superiores de tecnologia gratuitos