Fatec Pinda tem concurso de imagens microestruturais

Estão abertas as inscrições para o concurso de imagens microestruturais – fotos feitas com microscópios – da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) de Pindamonhangaba.
Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos e enviar por e-mail, no máximo, uma foto por categoria até as 22 horas de sexta-feira (25). Além da imagem, o participante deve anexar sua ficha de inscrição e o currículo na Plataforma Lattes, atualizado a partir do ano de 2019.
Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores, o evento tem por objetivo incentivar a produção de imagens com as temáticas de ciência, tecnologia e inovação.
A exposição dos trabalhos ocorrerá durante o 12º Simpósio de Tecnologia, realizado na própria unidade, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Serão premiadas as melhores imagens em duas categorias: microscopia ótica e microscopia eletrônica. Os vencedores receberão menções honrosas.

Informações essenciais
A foto deve estar associada a atividades científicas e tecnológicas, além de ter sido produzida para fundamentar o trabalho de pesquisa ao qual o candidato esteve ou está vinculado. A ficha de inscrição precisa conter informações como título da pesquisa e da imagem, data, local, especificação do equipamento, lente utilizada para a produção da foto, entre outros requisitos.
O candidato deve apresentar, obrigatoriamente, o tipo de ataque químico utilizado, a ampliação da imagem, a relevância do trabalho da pesquisa e informar a instituição onde o projeto foi desenvolvido. De preferência, a foto precisa ser inédita e não ter sido premiada em outro concurso.
A Comissão Organizadora do 12º Simpósio de Tecnologia da Fatec Pindamonhangaba, formada por cinco pesquisadores dos setores científicos e tecnológico julgarão os trabalhos a partir dos seguintes critérios: impacto visual; originalidade; domínio da técnica e estética; relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização, além da divulgação científica e tecnológica.
A relação dos vencedores será divulgada no dia 5 de novembro, no site http://www.fatecpindamonhangaba.edu.br/, onde podem ser obtidas mais informações sobre o regulamento do concurso.

  • Exposição das fotos feitas com microscópios ocorrerá durante o Simpósio de Tecnologia da Fatec