Fazendo a diferença

Programa “Escola da Família”, no Bonsucesso,
recebe ação interdisciplinar sobre inclusão

Continuamente, o programa “Escola da Família” oferece aprendizado por meio do lazer: unindo diversão, descontração e informação no fim de semana da comunidade escolar que participa do programa. E foi isso que aconteceu no último domingo (21), na Escola Estadual Monsenhor João José de Azevedo, localizada no bairro Bonsucesso, zona rural de Pindamonhangaba.
De forma voluntária, profissionais da área da Saúde, incluindo fisioterapeutas, enfermeiras e psicólogos realizaram um bate-papo sobre inclusão de pessoas com deficiência. Além da palestra, ministrada pelos profissionais convidados, houve um momento para debater como as ações inclusivas precisam ser fortalecidas e como cada pessoa pode fazer sua parte.
Dalva de Jesus Dias, moradora do bairro, disse que “informação nunca é demais e que sair de casa para ouvir histórias de superação, de luta e em favor da vida e da inclusão social é sempre gratificante. Todo mundo precisa fazer isso um dia”, sugeriu.
Além dos profissionais convidados, participaram da ação: a “ONG Missionária Trabalhadores da Colheita Final”, representada pela enfermeira ‘Mirinha’ Ferreira; Lucineide, da “ONG Nós Fazemos a Diferença”, e a também enfermeira Veraniza do Prado, que reforçou as ações do “Outubro Rosa”.

  • Equipe multidisciplinar colaborou para realização do evento
  • Pais e familiares de pessoas com deficiência puderam debater o papel de cada cidadão nas questões inclusivas
  • Palestra abordou assuntos como microcefalia causada pelo Zika Vírus, paralisia cerebral e autismo, entre outros temas