Feira do Conhecimento encanta visitantes na Escola Abdias

Uma Feira do Conhecimento, realizada pelos alunos da Escola Municipal Abdias Junior Santiago e Silva, encantou os visitantes que foram ao local conhecer os projetos desenvolvidos pelos estudantes.
O evento aconteceu no dia 14 (quarta-feira) e teve por objetivo incentivar a pesquisa de assuntos que mereçam um olhar curioso e investigativo. A ação abrangeu temas relacionados a Ciências, Geografia, História e Matemática e envolveu os alunos do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes, em equipes, se empenharam na produção de seus stands e na apresentação de suas pesquisas. As salas de aula foram decoradas com a temática de cada série e os pais e familiares puderam transitar por todo o ambiente escolar.
Todo o intenso trabalho e dedicação das equipes e das professoras, desde o início do ano letivo, foram traduzidos em imagens, objetos, sons, cores e explicações feitas pelos próprios alunos.
De acordo com a gestora Ana Maria Caetano, a exposição foi aberta à comunidade com o objetivo de compartilhar o conteúdo e conhecimento reunidos por meio das pesquisas. “Além de familiares, amigos e outros interessados, os próprios estudantes puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos colegas de outras salas e estabelecer importantes trocas de informação”, destacou ela.
A qualidade dos trabalhos e a dedicação dos alunos chamaram a atenção do secretário municipal de Educação e Cultura, Júlio Valle. “Fiquei fascinado com a maneira inovadora e diferenciada de tratar o conhecimento durante a Feira. As salas decoradas com as temáticas pertinentes ao que as crianças prepararam, os projetos e experimentos concretos elaborados com tanto carinho e o envolvimento da comunidade escolar compuseram um dia cheio de felicidade, saberes e de muita emoção e orgulho”, afirmou Júlio.
Os pais aprovaram a iniciativa. “A feira é uma mostra da dedicação de nossos filhos aos estudos. Foi muito importante ver a minha filha empolgada e se dedicando ao projeto, para apresentar um trabalho interessante. E hoje é muito legal ver o orgulho dela com o resultado do seu esforço”, contou Helena Leite, mãe da pequena Heloise, de seis anos.
Mas os mais animados com a feira, eram mesmo os estudantes. O grupo formado por Maria Eduarda, Kamilla e Eduardo, do 4º ano C, estava empolgado. “Foi uma delícia fazer os experimentos de ciências e descobrimos que a ciência está presente em nossa vida. É só prestar atenção que tudo a ciência explica”, garantiu Maria Eduarda.

Imagens: Divulgação
  • Com a lição na ponta da língua, os alunos explicaram seus projetos para os pais e familiares
  • Eduardo, Maria Eduarda e Kamilla fizeram uma experiência científica com flores
  • A pequena Heloise Leite testou os brinquedos e brincadeiras de antigamente
  • A pequena Isabelly Xavier fez uma sanfona de material reciclado e recebeu a visita da família
  • Os estudantes realizaram experimentos de Ciências, Geografia e Matemática
  • O secretário de Educação visitou o evento e assistiu às apresentações dos alunos