Feira traz encantos do milenar artesanato indiano ao Vale do Paraíba

Expo Índia acontece até o dia 15 de maio e reúne peças de decoração, tecidos, roupas e outros itens importados do país asiático

As belezas do artesanato indiano vão encantar os visitantes do Colinas Shopping, em São José dos Campos, durante a Expo Índia, aberta ao público no espaço de exposições do centro de compras até o dia 15 de maio.
A feira reúne móveis de madeira, vasos, roupas, tecidos e itens de decoração, entre muitas outras peças. Tudo importado do país asiático.
As obras se destacam pela riqueza dos detalhes. É preciso olhar com atenção para capturar a beleza dos bordados nos tecidos, das formas talhadas na madeira dos móveis e das pinturas feitas à mão em vasos e divindades em bronze, por exemplo.
Em cada uma das peças, os visitantes podem encontrar um pedaço da cultura milenar indiana, uma das mais intrigantes do mundo. As colchas, por exemplo, são de Jaipur. Os tecidos, da região de Caxemira.
“São itens que, além da beleza, trazem um pouco da tradição de nosso país para o Brasil. Durante a feira, vamos conversando com os visitantes para explicar as origens das peças, do artesanato e de cada uma das divindades”, comenta o diretor da Expo Índia, Mudacir Khan.
Entre os objetos de decoração à venda na Expo Índia, há uma grande variedade de animais retratados – outra característica da cultura indiana. E não é por acaso: Mudacir explica que cada um dos animais tem um significado especial.
“O elefante, por exemplo, é conhecido por trazer saúde e prosperidade para a casa. Já o pavão, é sinônimo de sorte. O ganso é sinal de amor. Mas, neste caso, é preciso que seja um casal”, comenta.
Expo Índia acontece até 15 de maio, no Colinas Shopping (av. São João, 2.200, Jardim das Colinas, São José dos Campos), de segunda a sábado, das 10 às 22 horas; domingos e feriados, das 13 às 20 horas, com entrada gratuita.