Editorial : Feliz 2019!

No Brasil, é comum ouvir dizer que o ano só começa após o carnaval. Se é assim, estamos próximos a entrar de vez em 2019 e as expectativas são promissoras.

Embora não tenha surgido neste início de ano nenhum dado extraordinário sobre o ritmo de atividade econômica no País, o Índice de Clima Econômico (ICE) do Brasil registrou, em janeiro, o primeiro resultado positivo depois de três trimestres consecutivos de níveis negativos, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No mês passado, o ICE brasileiro chegou a 3,6 pontos, o que representa uma virada expressiva em relação a outubro de 2018, quando o ICE nacional ficou negativo em -33,9 pontos.

Essa evolução se deve ao otimismo que se nota em diversos setores de atividade, até mesmo na construção civil, que foi o setor mais atingido pela crise econômica.

Vale lembrar que em 2018 os índices também foram positivos nos dois primeiros meses do ano. O que é diferente agora, é a expectativa de que o novo Governo Federal consiga implementar ações que possam impulsionar a economia.

De qualquer forma, os dias de descanso do início do ano se foram e o carnaval anuncia um novo tempo. Tempo esse de muita expectativa e esperança dos brasileiros.

Então, só nos resta desejar para nosso Brasil um “Feliz 2019”. Vamos festejar o carnaval e em seguida, arregaçar as mangas e fazer, cada um a sua parte, para que nosso ano seja próspero.