Editorial : Feriado e viagem: é preciso planejar

Com um ano de poucos feriados “emendáveis” como foi 2016, muitas pessoas não puderam contar com as “folgas-extras” proporcionadas por estas datas. Mas 2017 trouxe uma fartura de dias emendáveis.

Serão seis feriados “colados” aos fins de semana, sem contar as datas que já possuem emendas fixas como o carnaval (quando se ganha a segunda-feira) e a Páscoa (com a Sexta-Feira Santa). Além disso, o Natal e o Réveillon (de 2018) cairão em uma segunda-feira. Ao longo do ano, serão mais de dez feriados para possíveis dias de descanso e de lazer.

Estamos às véspera de mais um feriado em uma sexta-feira. A receita certa para alegria em dobro. De qualquer forma, em tempos de crise financeira e grana curta, o planejamento faz toda a diferença para que o passeio e o lazer não tirem a paz e nem apertem o orçamento familiar. É preciso fazer as contas direitinho para que a viagem não “pese no bolso”.

E por falar em viajar, para quem gosta de pegar a estrada em feriados também é muito importante lembrar que trânsito é lugar de responsabilidade e de empatia. A prática da cortesia, da tolerância e o respeito às leis e à vida devem estar sempre nas bagagens. Bom feriado!