Editorial : Férias escolares: é preciso criatividade

No decorrer do ano, a maioria dos pais vive uma rotina repleta de ocupações. Deles e dos filhos. É trânsito, trabalho, escola, igreja, reuniões e atividades extracurriculares para algumas crianças. Quando chegam as férias, é hora de descansar, de viajar e de se divertir. Mas nem sempre isso é possível.
Primeiro porque muitos pais não conseguem sair de férias junto com os filhos, depois, porque em virtude da atual recessão econômica, muitas viagens ficaram para o segundo plano mesmo. Filhos em casa, pais trabalhando, escolas fechadas. Está armada a divergência doméstica. Na maioria das vezes, as famílias não conseguem gerenciar o tempo entre as diversas atividades, deixando os pequeninos entediados e “sem nada pra fazer”. Ainda mais nos dias atuais em que as crianças estão cada vez mais antenadas e exigentes.
Especialistas alertam que mesmo nas férias é preciso criar uma rotina de atividades, ensinando a criança a cuidar do seu tempo e perceber as oportunidades para diversão. O que não se deve fazer é deixar os filhos sem orientação e com a sensação de desamparo.
Existem algumas opções que podem ajudar as famílias nesse desafio. A mais comum são as colônias de férias. Uma dica também, segundo especialistas, é “criar associações” de três ou quatro famílias, que se revezem nos cuidados com as crianças. Mas é preciso que haja convivência prévia entre adultos cuidadores e a garotada.
Alguns psicopedagogos orientam os pais a envolverem as crianças no planejamento das atividades das férias. Assim, eles se sentirão úteis e importantes, além de adquirirem noções de responsabilidade.
Brincadeiras que envolvam cozinha são sempre bem-vindas, porque a criança pode ajudar a lavar a fruta, a salada ou separar os ingredientes. Em casas com quintal grande, as brincadeiras com pipas também são boas opções. Sempre alertando sobre o perigo da eletricidade. Realizar atividades de colagem com papel, tecido, jornais e caixas também faz a cabeça das crianças.
Dá pra ver que existem muitas brincadeiras de baixo custo que podem divertir os filhos e dar tranquilidade aos pais. O mais importante é planejar e também aproveitar as opções de lazer que o próprio município oferece, sobretudo, as gratuitas. Ler para uma criança pode ser mais rico que muitas viagens caras e desgastantes.