Fernanda Young e Josélia Aguiar debatem universo feminino em encontro na região

As escritoras brasileiras Fernanda Young e Josélia Aguiar participaram, na quarta-feira (20), de um encontro onde elas e o público puderam debater diversas questões sobre o universo feminino. O evento aconteceu em São José dos Campos e contou com a presença de mulheres e homens de todo o Vale do Paraíba. O bate-papo fez parte da programação do “Mês da Mulher” do Shopping Colinas.
Durante a conversa, que foi mediada pela jornalista Nádia Pontes, Fernanda falou das dificuldades que as mulheres autoras passam no Brasil. “Os homens são autores e ponto. As mulheres são autoras do ‘universo feminino’. É um termo usado para limitar nossa arte, como se o que escrevemos só deva ser lido por mulheres. Isso é, antes de mais nada, uma grande grosseria conosco”, destacou ela.
Josélia concordou com Fernanda, mas afirmou que vê uma luz no fim do túnel. “Vejo que há mudanças, ainda que lentas. Temos mais voz para falar de nossas questões e podemos nos posicionar melhor, mesmo que isso ainda gere certo ‘constrangimento’ muitas vezes”, enfatizou.
As duas conversaram por cerca de uma hora e trinta minutos, sobre vários temas, principalmente a literatura e o papel da mulher neste segmento. Ao final, elas responderam a perguntas da plateia, distribuíram autógrafos e fizeram fotos com o público presente, Fernanda Young é autora de 12 livros, sendo 10 romances. Como roteirista, escreveu 15 séries para a televisão.
Mestre em História pela Universidade de São Paulo, Joselia Aguiar é autora de “Jorge Amado: uma biografia”. Trabalhou na “Folha de S.Paulo” e foi curadora do Festival Literário Internacional de Paraty (Flip).