Nossa Terra Nossa Gente : FERNANDO PRADO REZENDE, UMA VIDA PARA PINDAMONHANGABA

O menino nascido em Cachoeira de Minas – MG, nos idos de 1937, aos oito anos, chegou de trem a Pindamonhangaba, junto aos pais e aos seus oito irmãos. A primeira vez que pisou em paralelepípedo, disse-me ele, foi aqui nesta cidade princesa! E a primeira vez que andou de bonde também!

Entre as fotografias, os diplomas, as menções honrosas e as condecorações que Fernando Prado Rezende colecionou ao longo de oito décadas em Pindamonhangaba, caprichosamente dispostos na parede de seu escritório, desvelo as pistas do caminho do garoto engraxate que concluiu o primário no Grupo Escolar Rodrigo Romeiro, do jovem talentoso que conquistou o primeiro emprego como técnico de som no Serviço de Alto Falante Paraíba – “Serviço de Alto Falante Paraíba, o melhor som da cidade!”-, do jovem estudante do Núcleo de Ensino Ferroviário com seu macacão sujo de graxa, do dedicado cabo do Exército que até hoje é homenageado pelo Batalhão Borba Gato por sua honrosa passagem pelo quartel, do bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade de Taubaté e, também, do Chefe de Almoxarifado na AISA, CONFAB e VILLARES – onde veio a aposentar-se em 1985.

Esposo de D. Therezinha, o pai de Fernanda, Flávia, Fabrícia e Fabíola tem sete netos e muitas histórias para contar. Os porta-retratos dispostos na sala de sua casa revelam momentos inesquecíveis da família constituída em 1963: casamento, bodas de prata, bodas de ouro, os netos bebês e todos já crescidos…

Histórias que se entrelaçam às do político Fernando Prado Rezende, vereador por cinco mandatos (1973 a 2000), num deles eleito Presidente da Câmara. Sua bandeira política em defesa da Educação, Esporte e Cultura até hoje é referência para a edilidade que, vez em sempre, o condecora com moções, homenagens ea mais honrosa de todas as reverências: o Título de Cidadão Pindamonhangabense, que lhe foi outorgado em 10/7/2003.

Honra que o “menino mineiro pindamonhangabense de coração” celebra até hoje com sorriso no rosto e brilho estampado no olhar! Na verdade, nesse título está inscrita uma parte do legado de Fernando Prado Rezende à nossa terra e à nossa gente que, nessas poucas linhas, seria impossível descrever, embora não possa deixar de citar:

– desde 1974, integra a Diretoria do Aeroclube de Pindamonhangaba, lutando para que a entidade, fundada em 1939, prossiga com seus valiosos serviços da escola de pilotagem prestados ao município e ao Brasil;

– sua brilhante atuação por mais de uma década como Presidente do Conselho da Associação Ferroviária;

– desde que ingressou na Academia Pindamonhangabense de Letras (2003), ocupa cargos na Diretoria, dentre eles, o de “tesoureiro de honra da APL”;

– por 15 anos, atuou comoPresidente da Corporação Musical Euterpe e, mais do que o seu profissionalismo, imprimiua sua humanidade na história da“musa lírica pindamonhangabense”.De suas lembranças da Euterpe, duas me encantam profundamente… Ele trocou a brasília por uma belina só para transportar um número maior de músicos e de instrumentos! E, numa procissão de Nossa Senhora do Bom Sucesso, um dos músicos chegou calçado de sandália branca, o que destoava do célebre uniforme azul com botões dourados e sapato social da corporação; Seu Fernando não pensou duas vezes: tirou o sapato dos pés e foi descalço até sua casa buscar outro calçado!

O menino que pisou na Princesa do Norte em 1945 e, encantado, fez a promessa de “nunca mais sair de Pinda”, cumpriu com louvor seu juramento. Tornou-se um filho ilustre e, por onde passou, fez amigos e tornou-se uma força motriz que manteve luminescentes as instituições da terra mater que o acolheu como filho!

“Pois bem” – como ele sempre diz -,“em Pindamonhangaba, só não fui doador de sangue e congregado mariano”, muito embora seja católico fervoroso e tenha dado seu coração e sua vida a esta Cidade Princesa!

  • Divulgação