Editorial : Ferramenta de educação financeira pode começar na infância

O custo de vida no Brasil tem ficado cada vez mais elevado. Milhares são as famílias que vivem preocupadas com o dia de amanhã, para pagar todas as dívidas e conseguir manter as finanças em dia.
Por isso é cada vez mais necessário fazer a educação financeira dos filhos – tanto para controle das despesas supérfluas do dia a dia da criança hoje, como também o gerenciamento pleno na vida adulta amanhã.
Uma criança com noções de economia tende a ter mais êxito e conquistas financeiras no futuro, além de propiciar um alívio ao bolso dos pais.
Infelizmente, nem todas as famílias têm condições de fornecer mesada para os filhos. Entretanto, esse ‘salário’ mensal é uma forma de ensinar os pequenos, desde cedo, a ter responsabilidade com o dinheiro, comprar apenas o necessário, e poupar para investir.
Segundo educadores e terapeutas financeiros, as famílias em geral possuem muitas dúvidas em relação à mesada.
Hoje há obras que ensinam passo a passo os fundamentos desta questão, cada vez mais importante na vida das famílias.
Com o objetivo de suprir essa necessidade de informação dos pais e para mostrar como a mesada pode ser uma ferramenta importantíssima no processo de educação financeira e de formação das crianças e jovens, diversos autores têm feito abordagem diferenciada sobre o assunto, mostrando aos leitores que, muitas vezes, mesmo aqueles que pensam que não dão mesada, acabam praticando sim esse ato, só que não de forma estruturada.
É importante ressaltar que a mesada não é um instrumento facilitador e nem mesmo incentivador do consumo. Basta saber do que realmente se trata e aplicar de maneira correta. É possível, inclusive, inserir o assunto associando-o a questões como sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, dentre outras de grande relevância para a formação de um cidadão pensante, crítico e autônomo para, no futuro, termos uma sociedade mais consciente e sustentável.
A participação das instituições de ensino também é crucial no processo de aprendizagem em relação ao dinheiro para as crianças. Algumas escolas de Pindamonhangaba já possuem tempo direcionado à educação financeira, outras ao menos já abordam o assunto. Com a dedicação das unidades escolares para reforçar o que é ensinado dentro de casa, é possível que os filhos tenham uma cultura diferente para o futuro e saibam administrar melhor o dinheiro.
O objetivo é ‘poupar’ os filhos de futuros problemas financeiros e educar para o sucesso com o dinheiro.